Mensagens Personalizadas

Dia Mundial do Leite: Devet Cocari destaca uso de tecnologias para fortalecer pecuária leiteira

Presente no dia a dia dos brasileiros, o leite é um alimento rico em vitaminas e minerais, fazendo parte de refeições como café da manhã e da tarde, além da utilização no preparo de inúmeros pratos doces e salgados. Em 1º de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite, que foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de celebrar e incentivar o consumo pela população mundial, principalmente durante as primeiras fases da vida. A Cocari atua com o Departamento Veterinário (Devet) com diversas ações voltadas aos pecuaristas de rebanho leiteiro, prestando todo atendimento necessário com utilização de modernas tecnologias e disponibilizando insumos e medicamentos para o aumento da rentabilidade no campo.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil produz mais de 34 bilhões de litros de leite por ano, estando entre os primeiros países do mundo no ranking, com a cadeia produtiva de leite e derivados representando uma importante parcela econômica e social no país. O leite é produzido em 98% dos municípios brasileiros, sendo uma atividade predominante em pequenas e médias propriedades, gerando aproximadamente 4 milhões de empregos.

Segundo o Mapa, são mais de 1 milhão de propriedades que produzem leite no Brasil. Estimativas da Secretaria de Política Agrícola apontam que nos próximos anos, para 2030, devem permanecer na atividade aqueles pecuaristas que forem eficientes, adaptando-se ao uso de tecnologias, com melhoria na gestão e maior eficiência técnica e econômica.

Devet Cocari

O médico veterinário Marco Antônio Cioni, consultor técnico do Departamento Veterinário da Cocari (Devet), reforça a importância do uso de tecnologias para aumentar a eficiência produtiva do rebanho leiteiro. Entre os serviços oferecidos pelo Devet está a realização de ultrassonografia tanto na pecuária de leite quanto na de corte. “É extremamente importante o diagnóstico de prenhez dentro da atividade leiteira, já que nós precisamos de um animal prenhe para que ele possa produzir leite. Esse diagnóstico de gestação é realizado com 30 dias após a cobertura ou a inseminação. Além disso, o exame ginecológico é muito importante para diagnóstico de metrite, cisto ovariano ou alguma outra patologia que possa ser diagnosticada por meio das imagens do ultrassom”, ressaltou.

O Devet está à disposição dos pecuaristas nas unidades da Cocari para traçarem juntos um planejamento para cada propriedade, na realidade daquele produtor, com o uso de tecnologias, orientações nutricionais, medicamentos, vacinas, conforme destaca o consultor técnico. “Produtor, venha conhecer a equipe técnica do Devet tanto na parte nutricional quanto na de diagnóstico de gestação, em fatores envolvendo a sanidade dos animais. Procure a unidade mais próxima da Cocari e venha conhecer os serviços prestados pelo corpo técnico da cooperativa”, frisou.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações