O dia em que o monge e teólogo alemão Martinho Lutero apresentou suas 95 teses que deram origem à Reforma Protestante será lembrado no Paraná como o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho.
Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei 209/2023, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) e do deputado Delegado Tito Barichello (União), que institui, no calendário oficial do estado, o dia 31 de outubro como o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho.
“A data é uma oportunidade de reforçar a mensagem trazida pelo livro mais vendido no mundo, a bíblia”, afirmou a deputada Mara Lima. “Com 95 teses, o nosso querido Martinho Lutero fez uma grande reforma e, até hoje, a gente conta a história dele. Pensando nisso, fizemos esse lindo projeto que traz a Proclamação do Evangelho aqui no estado do Paraná”, concluiu.
O objetivo do projeto é lembrar das mensagens do Evangelho, que trazem a “boa nova” de uma vida baseada na promoção da paz e da justiça social, refletindo melhor o Reino de Deus. “A ordem de anunciar o Evangelho vem do próprio Jesus. No momento de sua ascensão disse aos
discípulos: “’Ide por todo mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)’”, justifica o projeto.
Diversos estados e municípios brasileiros já instituíram essa data, que também é lembrada por lei federal, como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.