O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou nesta quinta-feira (07) que não aplicará a chamada “multa de balcão”, ou administrativa, para todos os motoristas com carteira C, D ou E que estiverem com o exame toxicológico vencido.
No Paraná, são mais de 550 mil motoristas com habilitação para ônibus e caminhões. O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, explica que a multa administrativa pode gerar injustiças, como punir motoristas que não estejam utilizando a habilitação profissional.
“A multa de balcão pode gerar injustiças, como punir motoristas que não estejam utilizando a habilitação profissional ou que tenham vencido o exame toxicológico por desconhecimento da legislação”, afirmou Furtado.
Para os motoristas em atividade, a regra básica é que o exame toxicológico tem validade de dois anos e meio e só depois de vencido precisa ser renovado, com prazo de 30 dias para a renovação.
O Detran-PR lembra que a realização do exame toxicológico é obrigatória para todos os motoristas que possuem carteira C, D ou E, que são as categorias profissionais para ônibus, caminhões e veículos de transporte de passageiros.
O exame detecta o consumo de drogas e substâncias psicoativas no organismo do motorista, o que pode representar um risco à segurança no trânsito.
Com informações da CBN e Detran PR