O Departamento Técnico – DETEC Cocari passa por constante capacitação para levar aos produtores as recomendações técnicas mais atualizadas, que possam direcionar sua produção no campo para alcançar os melhores resultados possíveis. No dia 31 de agosto, foi realizado um treinamento com a equipe comercial e técnica da empresa parceira FMC sobre manejo e identificação de plantas daninhas no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari (PR).
Os consultores do DETEC identificaram quatorze tipos de espécies daninhas ou resistentes à herbicidas em diferentes estádios de desenvolvimento. O representante da FMC em desenvolvimento de mercado, Evaldo Moreira, passou orientações aos participantes sobre a situação de resistência de plantas daninhas à herbicidas no Brasil, pontuando que há 54 casos conhecidos. Desses, 19 são de resistência ao glifosato. Ele salientou a importância dos herbicidas pré-emergentes como ferramenta para diminuir o surgimento de novas espécies de plantas daninhas resistentes ao glifosato, principalmente por rotacionar o mecanismo de ação dos herbicidas e diminuir as aplicações de glifosato na pós-emergência da soja.
Os consultores também acompanharam a exposição de resultados da aplicação de herbicidas em campos demonstrativos no CTC, feita pela representante técnica de vendas da FMC, Andressa Tonietti, que serviu para alinhamento e padronização das informações junto ao DETEC.
De acordo com o supervisor técnico e comercial da Cocari, Lucas Simas de Oliveira Moreira, a participação e integração do DETEC no treinamento foram muito positivas. “A partir da capacitação, o DETEC poderá passar recomendações mais completas e assertivas, contribuindo com o ciclo do cooperativismo: onde o cooperado produzirá mais, a cooperativa receberá mais produto e o consultor técnico será o elo que fortalecerá esse ciclo em que todos ganham”, enfatizou.