O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), deu início nesta quinta-feira (12) às melhorias na ponte do Rio Bom, entre Kaloré e Borrazópolis, na PRC-466. Por conta da obra, houve interdição parcial da ponte e há relatos de lentidão no trecho nesta tarde.
A DER informou que a mesma equipe que está trabalhando na ponte entre São João e São Pedro do
Ivaí, que se encontra interditada para reparos, estava responsável pelas atividades na Ponte do Rio Bom (Kaloré a Borrazópolis). No local, estão sendo cavadas duas estacas para, posteriormente, construir uma laje de transição. Segundo as informações, trata-se de um estudo preliminar e, dependendo dos resultados, a ponte também poderá ser interditada no futuro para obras de contenção nos aterros das cabeceiras, assim como está ocorrendo em São João do Ivaí. O DER ressaltou que, caso haja necessidade de interdição, os usuários da rodovia serão informados previamente.
A melhoria faz parte de um pacote de obras de reformas de 13 pontes, viadutos, galerias e passa-gado na região do Vale do Ivaí e outras 16 estruturas na região Norte. As reformas nas estruturas da região Norte têm orçamento estimado de R$ 13,63 milhões, com prazo de execução de 15 meses. No Vale do Ivaí o orçamento estimado para as obras foi de R$ 10,34 milhões, com prazo de 14 meses.
Estão previstos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas; melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, além de nova pintura.