Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Creep-feeding: conheça a técnica que auxilia na nutrição e no aumento de peso de bezerros

Existem várias técnicas que podem ser empregadas pelos pecuaristas que resultam em melhores produtividades do rebanho bovino. Uma delas é o creep-feeding, um manejo que não é complexo, mas que auxilia no aumento do ganho de peso das crias. O Departamento Veterinário da Cocari (Devet) auxilia os cooperados a como realizar a técnica da melhor forma possível.

O creep-feeding é um sistema de suplementação dos bezerros feito com o uso de um cocho privativo, de preferência coberto, contendo uma ração própria. Marco Vinícius Maratte, médico veterinário e consultor técnico do Devet, explica que a ração é fornecida enquanto o animal ainda mama, aumentando o ganho de peso dos bezerros no desmame.

“Esse sistema deve complementar e não substituir a alimentação básica e não substituir a alimentação básica. A função dele é corrigir possíveis deficiências nutricionais do leite materno e da forragem durante a amamentação”, afirma.

A estrutura do creep-feeding se constitui basicamente em um cocho e um dispositivo que permite a passagem apenas de bezerro, podendo ser de madeira, arame ou ferro. “Esse sistema deve ser construído perto do cocho de sal e do bebedouro, local onde os animais se concentram. O tamanho da estrutura vai depender da quantidade de bezerros sendo suplementada”, explica Marco.

A suplementação deve começar o mais cedo possível. No primeiro mês, o bezerro vai se adaptando à estrutura, visto que as exigências nutricionais são totalmente supridas pelo leite materno. “Do segundo mês em diante, a demanda do bezerro é maior que a capacidade nutritiva da mãe, fazendo com que o bezerro busque uma alternativa para se suprir nutricionalmente”, diz o técnico.

Uma das principais vantagens do creep-feeding é o peso ao desmame do bezerro suplementado, que gira em torno de 20 a 50 quilos a mais do que o bezerro não suplementado, garantindo melhor aproveitamento do potencial genético. “Além disso, a técnica de creep-feeding reduz o estresse do desmame e melhora o desempenho produtivo e reprodutivo das matrizes, visto que o bezerro irá diminuir a frequência de mamada, aliviando a matriz”.

O cooperado que quiser saber mais sobre a técnica ou gostaria de implementar o creep-feeding em seu rebanho pode procurar um consultor do Devet da Cocari, que dará todas as orientações necessárias.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.