Mensagens Personalizadas

CooperJovem 2025 – Cocari investe na educação e no futuro

Nos dias 01 e 03 de abril, a Cocari deu início a mais um ano de formação do Programa CooperJovem, que visa promover a educação cooperativista em escolas da área de atuação da cooperativa no Paraná. Em dois encontros, marcados pelo entusiasmo e comprometimento, foi realizada a abertura da formação voltada aos educadores que participarão do programa em 2025. Ao todo, mais de 90 professores das cidades de Jandaia do Sul, Kaloré, Cambira, Mandaguari e Marialva, além de representantes de duas unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), estão envolvidos nesta iniciativa em parceria com a Cocari.

Formação e metodologia

A formação contará com cinco encontros, totalizando 40 horas para cada turma, com conteúdos focados na vivência cooperativista e na aplicação de metodologias ativas e colaborativas em sala de aula. Hugo Carnelossi, supervisor de Cooperativismo da Cocari, destaca a importância do programa: “O objetivo é fortalecer o papel do professor como agente transformador, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais, cidadania e o espírito de cooperação entre os alunos. Queremos que as práticas pedagógicas integrem teoria e ação, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes e ativos“, resume Hugo.

Compromisso com a educação

A iniciativa é realizada com o apoio do Sescoop/PR e reafirma o compromisso da Cocari com a educação como ferramenta de transformação social. “Por meio do CooperJovem, estamos investindo na formação de educadores e no fortalecimento dos valores do cooperativismo desde os primeiros anos escolares“, acrescenta Hugo. Essa formação está diretamente alinhada ao 5º princípio do cooperativismo – Educação, Formação e Informação, que destaca a importância de capacitar pessoas para que possam atuar de forma consciente e transformadora em suas comunidades.

Além disso, o programa reforça o 7º princípio – Interesse pela Comunidade, ao investir na educação como ferramenta de desenvolvimento social e coletivo. “Estamos criando um ciclo de aprendizado que beneficia não apenas os alunos, mas toda a comunidade”, conclui Hugo.

Com o início do Programa CooperJovem para 2025, a Cocari está moldando o futuro, preparando professores e alunos para serem agentes de mudança para um desenvolvimento de cidadãos e de suas comunidades. 

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações