Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cooperados da Cocari podem adquirir uma estação meteorológica própria e planejar sua safra sem surpresas climáticas

Variações meteorológicas afetam a agricultura e a produtividade da propriedade. Além de fatores climáticos, grande parte dos fertilizantes aplicados na terra se perdem por mau uso dos insumos e planejamento equivocado do plantio. 

A Cocari, atenta às necessidades de monitoramento nas lavouras dos cooperados, firmou parceria com a PlugField, empresa desenvolvedora da tecnologia de estações meteorológicas, equipamentos responsáveis por monitorar os fenômenos climáticos e recolher dados para análise do tempo e do clima no local exato onde é instalado, em tempo real.

O supervisor de vendas da Cocari, Edivaldo Moreti, destaca que, atualmente, a cooperativa conta com uma Estação Meteorológica em cada uma de suas unidades no Paraná, Goiás e Minas Gerais, onde as informações são recebidas por meio de relatório, em tempo real. “No relatório constam informações como as condições climáticas atuais, o acumulado de chuva dos últimos sete dias, previsão do tempo para os próximos sete dias, alertas de suscetibilidade de doenças para a safra em vigência. Além disso, conseguimos fazer comparativos de anos anteriores, de volumes hídricos por região de atuação da cooperativa, para a melhor tomada de decisão”, ressalta.

Estes mesmos dados estão disponíveis aos produtores que possuem os aparelhos instalados nas suas propriedades, com a vantagem de que os dados são personalizados para a área onde a estação meteorológica está instalada. Ou seja, com os dados fornecidos pela estação, o produtor pode fazer seu planejamento agrícola de maneira muito mais precisa, escolhendo o momento ideal de utilizar defensivos e fertilizantes nas plantações e aumentando a eficiência da propriedade.

“Esta tecnologia é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão do produtor rural para, por exemplo, pulverização através da velocidade do vento que o equipamento mede, pontos de orvalho, previsões de chuvas e rastreabilidades dos volumes anteriores, entre outras vantagens. O produtor conectado a esta tecnologia tem o clima na palma da mão, porque todos os dados ficam disponíveis através de um simples aplicativo”, observa Moreti.

A PlugField demonstrou a eficácia de uma Estação Meteorológica durante Expo Cocari, realizada entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. E as condições especiais oferecidas durante o evento serão mantidas até setembro. Para adquirir a tecnologia, os cooperados podem entrar em contato o com o supervisor de Vendas da Cocari, Edivaldo Moreti, ou ir até a unidade Cocari mais próxima.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.