Consumidores de todo o Paraná já estão se preparando para as compras de Natal, segundo sondagem realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). A pesquisa, realizada com a participação de 2 mil consumidores, demonstrou que o comércio de rua é o principal destino das compras, seguido pelos shopping centers.
Os itens que devem ser mais comprados para presentear são os de vestuário (60%), seguidos por perfumaria (34%) e brinquedos (30%). Os maiores presenteados, neste ano, serão os filhos (63%), seguidos dos cônjuges (56%) e do pai ou mãe (53%).
Com relação ao valor da compra, muitos consumidores já têm o valor estipulado de compra: o tícket médio irá variar de R$ 50 a R$ 200, conforme 42% dos respondentes, e 8% ainda não sabem o quanto pretendem gastar.
A campanha Natal Premiado, realizada pela ACP até o dia 31 de dezembro, também incentiva as compras. O objetivo é fortalecer o comércio paranaense no maior período de vendas do ano, com destaque para os prêmios: 500 vale-compras instantâneos de R$ 200 ou R$300, além do sorteio final de um Hyndai Creta 0km.
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, destaca que o resultado da sondagem é positivo para o comércio. “As vendas de Natal já começaram e o pagamento do 13º salário vem para fortalecer ainda mais o comércio. Sempre orientamos nossos associados a prepararem bem as suas vitrines e, principalmente, oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor que espera por essa época do ano”, destaca.
Principais resultados da sondagem
- Destino das compras: 41% comércio de rua, 30% shopping centers, 20% lojas online
- Itens mais comprados: 60% vestuário, 34% perfumaria, 30% brinquedos
- Presenteados: 63% filhos, 56% cônjuges, 53% pai ou mãe
- Valor da compra: 42% R$ 50 a R$ 200, 8% não sabem
Associação Comercial do Paraná