Sempre em busca de alternativas que aumentem a rentabilidade das atividades de seus cooperados, a Cocari está facilitando a instalação de placas fotovoltaicas nas propriedades. Os integrados da piscicultura também têm essa opção. Com implantação do sistema de energia renovável, os custos operacionais são reduzidos, refletindo em vantagens financeiras para os produtores.
O supervisor de Vendas MRO da Cocari, Edivaldo Moreti, salienta as facilidades disponibilizadas pela cooperativa. “A Cocari oferece linhas de financiamento para a aquisição e todo o suporte necessário para a instalação dos módulos e painéis solares, facilidades que tornam a energia solar uma opção viável e acessível para todos os cooperados, inclusive os piscicultores”, destaca.
Redução de custos operacionais
Uma das principais vantagens da energia solar na piscicultura é a redução das despesas com energia elétrica. Os sistemas fotovoltaicos podem ser utilizados para alimentar equipamentos essenciais, como sistemas de irrigação e aeração, reduzindo a dependência da energia elétrica convencional, que pode ser cara e instável em diversas regiões. “Essa economia reflete como retorno sobre o investimento em energia solar, e pode ser alcançado em até três anos após a instalação das placas”, acrescenta Moreti.
Sustentabilidade ambiental
A energia solar é uma fonte limpa e renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A utilização de energia solar ajuda a minimizar esse impacto, e incentiva práticas mais sustentáveis que beneficiam o meio ambiente.
Baixa manutenção
Outro aspecto positivo da instalação de sistemas fotovoltaicos é a baixa necessidade de manutenção. “Após a instalação, os custos operacionais são reduzidos, tornando essa tecnologia ainda mais atraente para os piscicultores”, aponta Edivaldo Moreti. “Em regiões onde a água precisa ser bombeada para tanques ou viveiros, os sistemas de bombeamento solar, com fonte de energia renovável, se apresentam como uma solução econômica e sustentável”, reforça.
Segurança energética
Além da redução de custo, é preciso considerar o aspecto de segurança no fornecimento de energia. “A piscicultura, como outros segmentos, demanda um alto consumo elétrico. E a tecnologia das placas fotovoltaicas pode proporcionar até 90% de economia na conta de luz, além de oferecer maior estabilidade por meio da geração própria de energia”, acrescenta Moreti, orientando aos integrados do Fomento à Piscicultura da Cocari que procure uma unidade da cooperativa e façam sua cotação e análise de crédito para contar com esse benefício em sua propriedade.