Colheita do pinhão está liberada neste sábado

Foto: KOCH, Zig/Empraba

A colheita do pinhão estará permitida em todo o Paraná a partir deste sábado (1º). O Instituto Água e Terra (IAT) liberou o alimento tradicional do Sul para colheita, venda, transporte e armazenamento.

O IAT reforça que apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação poderão ser comercializados. As normas para colheita e comercialização do pinhão são estabelecidas para proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 por quilo apreendido, além da responsabilização por crime ambiental.

“O objetivo é permitir a plena maturação das pinhas e proteger a reprodução da araucária, que é considerada uma espécie em extinção no Estado. Além disso, é preciso garantir a alimentação da fauna que vive nos remanescentes da floresta com araucária”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good.

A safra do pinhão começa em abril e normalmente se estende até junho. Segundo o IAT, o respeito à data de comercialização também é necessário para proteger a saúde humana. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados.

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). A denúncia é apurada e, caso comprovada, um processo é instaurado para que seja lavrado o auto de infração ambiental. As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

Com informações do Grupo Massa

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.