Nesta sexta-feira (10), um incidente com um coletor de recicláveis da ACAMARB – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis aconteceu em Borrazópolis. O trabalhador recolhia sacolas brancas em uma lixeira, quando ao pegar uma delas, na Rua Piauí, foi ferido por pedaços de vidro de um copo quebrado que estava dentro de uma delas, causando um acidente.
Segundo o presidente da associação, Alexandro Andrade, mais conhecido como “Sandro”, a moradora responsável pelo descarte irregular do lixo viu o incidente, uma vez que estava em seu quintal. Ela foi alertada, assim como todos os moradores já foram orientados sobre a importância de realizar o descarte de materiais perigosos, como cacos de vidro e seringas, de forma segura, dentro de recipientes adequados e com avisos.
Vale ressaltar que o coletor estava com uma luva, mas mesmo assim o material conseguiu rompê-la e atingir o dedo do trabalhador. Situações como essa evidenciam a importância do descarte correto de resíduos sólidos e de conscientização da população sobre os riscos que podem ser gerados pelo descarte inadequado de materiais perigosos.
A ACAMARB é uma associação formada por catadores de materiais recicláveis e é responsável pela coleta de reciclável e lixo orgânico da cidade. A entidade trabalha com a finalidade de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, bem como garantir a sobrevivência e a dignidade dos trabalhadores que atuam na coleta de materiais recicláveis.
Repórter Ronaldo Senes