Mensagens Personalizadas

Cocari recebe Selo Sesi ODS 2023 por projeto de irrigação por captação de água da chuva

A Cocari trabalha com o pensamento voltado para as questões ambientais e o olhar em direção ao futuro, tendo uma séria preocupação com o uso consciente da água, que é um recurso finito. Essa visão de futuro garantiu à cooperativa o Selo Sesi ODS 2023, com o “Projeto de irrigação por meio de captação de águas pluviais”.

O Selo foi criado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná, visando reconhecer boas práticas para o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses, e em apoio às indústrias com gestão socialmente responsável, estimulando a reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o desenvolvimento de ações e projetos na temática ESG (ambiental, social e governança).

“Para nós é uma honra muito grande receber esta certificação”, declara o superintendente Industrial da Cocari, Fernando Sepulveda.  “Esse projeto foi construído para que pudéssemos realmente fazer uso de alguma forma da água da chuva, coletada no complexo industrial da Cocari, que é bastante grande e temos uma coleta eficiente”, completa. 

Referencial no uso consciente da água 

O projeto consiste em destinar toda a água para um único ponto, e depois reutilizar na parte de irrigação do campo experimental do Centro Tecnológico da Cocari (CTC). “É um projeto internamente muito valorizado e agora temos a felicidade de sermos contemplados com esse reconhecimento”, destaca.

Esse aproveitamento de águas pluviais em algumas atividades das indústrias da Cocari e posteriormente na irrigação do plantio experimental de culturas agrícolas do CTC é uma prática que surgiu no ano de 2020 para atender de maneira sustentável uma demanda interna, aproveitando um recurso natural que está cada vez mais escasso. “Como tudo que envolve o meio ambiente e o reaproveitamento de água é muito valorizado no mercado, nós apresentamos o projeto em várias frentes, para vários clientes e fornecedores, e o projeto acabou se tornando um referencial em relação ao uso consciente da água”, comenta o superintendente Industrial. 

Cocari não mediu esforços

O manejo, a captação, armazenamento, até o seu aproveitamento na irrigação, é conduzido e acompanhado por profissionais. Desde que o projeto foi colocado em prática, estima-se que mais de 1 milhão de litros de água, incidente de chuvas, foram captados nos pátios e coberturas do parque industrial da cooperativa e aproveitados na irrigação. “Isso para nós é muito importante, porque aproveitamos a oportunidade que o complexo industrial oferece e a Cocari não mediu esforços para fazer o investimento e o que era necessário para fazer essa coleta, fazer a interligação entre as indústrias e o campo experimental tecnológico para poder reutilizar essa água”, enfatiza.

O “Projeto de irrigação por meio de captação de águas pluviais” está alinhado com o ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura e ODS 12 – consumo e produção responsáveis. Além de contribuir com o saneamento do município de Mandaguari, substitui o uso de água potável em atividades que não necessitam de potabilidade, aproveitando as águas pluviais.  

Dada a relevância, Sepulveda acredita na longevidade do projeto. “É um projeto contínuo. Esperamos ele tenha continuidade e que possamos, para o futuro, melhorá-lo cada vez mais, para que possa se tornar algo perene dentro das indústrias da Cocari”, finaliza.

Redação Cocari

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações