Nos meses de outubro e novembro, o Ambulatório da Cocari realizará a Campanha Outubro Rosa, dedicada à saúde das mulheres, e Novembro Azul, dirigida à saúde dos homens. Denominada “A Cor Muda, O Cuidado Não”, a campanha visa a disseminar informações para prevenção e ressaltar a importância de olhar com atenção à saúde.
Rosa e azul são cores diferentes, porém, têm os mesmos objetivos nas campanhas, que é o de combate ao câncer, doença que pode levar à morte. Contudo, a prevenção pode ocorrer, definindo-se estratégias de cuidados com a saúde. “O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho, pois quando a doença é descoberta no início, a chance de cura é bem maior, e assim contribuímos na redução da incidência desta doença tão temida por todos, homens e mulheres”, destaca a enfermeira do Ambulatório da Cocari, Ozeni Viana.
O câncer é uma doença agressiva que não pode ser negligenciada. É de extrema importância a disseminação dos cuidados e motivação de adoção de hábitos saudáveis para manter a doença bem longe. “Temos que estar atentos aos sinais de alerta ao câncer, e as campanhas fazem com que despertemos, passando a rever nossas atitudes com a saúde, de forma mais atenciosa”, acrescenta a enfermeira.
Por que é tão importante promover campanhas e falar de câncer?
De acordo com a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil.
A expectativa é de que o câncer de mama e o de próstata sejam os mais incidentes no país, com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente. Na sequência, o câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e o câncer do colo do útero (17 mil).
“Precisamos planejar as estratégias para tentar diminuir esse aumento da incidência. Sabemos que o câncer não tem uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco, tais como ambientais, comportamentais, histórico pessoal e genérico, então todos nós estamos nos fatores de riscos, por uma causa ou outra, e o melhor critério é a conscientização quanto à prevenção por mio das campanhas, incentivando nossos colaboradores e cooperados a realizar os exames de rotina e manterem visitas periódicas ao médico, e assim garantir a qualidade de vida”, ressalta Ozeni. “Prevenir é um ato de amor”, reitera.
Apoio psicológico
A psicóloga Isadora Cinquini Benedetti Formaggi reforça que as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, além de conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer, aborda também outro fator importante: o apoio psicológico necessário frente ao diagnóstico. “Receber o diagnóstico positivo para o câncer é um momento em que os sentimentos podem se misturar. Muitas vezes o paciente pode ficar com a sensação de que está sem chão, devido ao impacto da notícia. Em virtude disso, o momento pós-diagnóstico é repleto de dúvidas, incertezas e temores que podem gerar episódios de humor deprimido ou ansiedade”, aponta.
O acompanhamento psicológico oferece um espaço para o diálogo e enfrentamento dos medos do paciente, bem como suas preocupações, fantasias e permite a construção de estratégias para administrar esse momento. “Para aquele indivíduo que tem desejo ou se abre para essa intervenção, o acompanhamento psicológico tende a se tornar um grande aliado no enfrentamento da doença e na manutenção da sua qualidade de vida”, considera.
Ela afirma que não se deve olhar para o paciente a partir de uma perspectiva solo. As pessoas no seu entorno também sofrem e precisam de apoio. “Esse indivíduo tem familiares, amigos e se insere na sociedade de um jeito único e particular. Estender o cuidado para os familiares pode proporcionar ao paciente oncológico melhora na sua qualidade de vida e melhor adesão ao tratamento. É comum familiares também sofrerem psicologicamente com o processo de adoecimento do seu ente querido. Acolher esse familiar é imprescindível para que o paciente também se sinta seguro e cuidado”, conclui.
Ações de conscientização
Com o objetivo de conscientizar os colaboradores e cooperados sobre a importância da prevenção ao câncer, e disponibilizar o apoio necessário, durante os meses de outubro e novembro, a Cocari realizará diversas ações.
Acompanhe a programação:
• Casual Day – nas sextas-feiras de outubro, os colaboradores usarão rosa e nas sextas-feiras de novembro, usarão azul;
• 19/10/2023 – às 5h40, 7h10, 7h25 e 17h40 – Diálogo de Saúde nas unidades Ração e Fiação;
• 20/10/2023 – às 5h40 e 17h40 – Diálogo de Saúde nas unidades Ração e Fiação;
• 08/11/2023 – às 5h40, 7h10, 7h25 e 17h40 – Diálogo de Saúde nas unidades Ração e Fiação;
• 09/11/2023 – às 5h40 e 17h40 – Diálogo de Saúde nas unidades Ração e Fiação;
• 16/11/2023 – Unidade Móvel Sesi – Cuide-se Mais – Sede, para colaboradores e cooperados, com realização de exames (Papanicolau, Mamografia, Pele e PSA);
• 17/11/2023 – Unidade Móvel Sesi – Cuide-se Mais – Ração e Fiação. para colaboradores, com realização de exames (Papanicolau, Mamografia, Pele e PSA).
Além disso, serão realizadas duas palestras, uma voltada para a saúde da mulher e outra para a saúde do homem. A data, horário e nome do palestrante serão confirmados nos próximos dias. Unidades da Cocari no Paraná, Goiás e Minas Gerais devem realizar eventos próprios também.
Redação Cocari