A Cocari iniciou neste mês de abril o treinamento para professores do Programa Cooperjovem para o ano letivo de 2024. No dia 16, o evento de abertura foi realizado para os educadores da rede municipal de Jandaia do Sul e Kaloré. Os professores da rede municipal de Mandaguari e das Apaes de Mandaguari e Marialva se reuniram na sede da Cocari no dia 18.
Essa capacitação, que será ministrada em cinco encontros por turma, marca o início das atividades e preparação dos projetos que serão realizados com os alunos durante o ano letivo, promovendo valores como cooperação, responsabilidade, solidariedade e inclusão, envolvendo a escola e a comunidade em ambiente mais colaborativo, dentro dos preceitos do cooperativismo.
Proposta transformadora
A educação cooperativista traz uma proposta de ensino transformadora, disseminando entre os estudantes os princípios do cooperativismo e valores como o exercício da cidadania, o protagonismo e a autonomia, propósito capaz de desenvolver pessoas, tornando-as aptas a assumirem o protagonismo na construção de uma sociedade consciente, justa, colaborativa e próspera.
Contemplando as competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a nova metodologia do Cooperjovem, implantada em 2021, tem por objetivo levar o cooperativismo para as escolas, além da educação cooperativista, passa a oferecer conteúdos ligados a outros três temas igualmente importantes para o país: a educação empreendedora, a educação financeira e a educação ambiental, pilares que configuram um terreno fértil para que seja plantada a semente da transformação que o mundo precisa.
O Cooperjovem também está alinhado com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Para secretarias de Educação e Escolas, o desenvolvimento do Programa Cooperjovem traz o protagonismo de educadores e educandos, valorizando o que cada um tem de melhor.
Rumo aos 21 anos
Este ano, o Cooperjovem completa 21 anos de realização no Sescoop e na Cocari. Mais de duas décadas impactando positivamente a educação, contribuindo para formar cidadãos com valores cooperativistas e para o fortalecimento da comunidade como um todo, preparando e adaptando professores, alunos, a comunidade escolar às mudanças sociais e educacionais que vão impactar as futuras gerações.