Cocari participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo e comenta pontos relevantes

A Cocari marcou presença no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado em Brasília entre os dias 14 e 16 de maio, com a participação do vice-presidente da cooperativa, João Carlos Obici.

Durante o Congresso foram destacadas a priorização das diretrizes estratégicas e delineadas as ações do movimento cooperativista para os próximos cinco anos.

O evento reuniu mais de três mil pessoas, de todos os estados brasileiros, e contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, de ministros e de vários deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Força do cooperativismo

Entre os pontos de extrema relevância observados durante o Congresso, o vice-presidente da Cocari destacou, em primeiro lugar, a força do cooperativismo. “Uma coisa é olharmos os números do cooperativismo impressos em relatórios, documentos que contenham as informações. Outra coisa é estar presente no evento, onde três mil pessoas estão reunidas e enxergar a força do cooperativismo. Somadas a quantidade de pessoas, lideranças, e as informações repassadas, sem dúvida alguma, o evento materializa o que é dito no dia a dia sobre o cooperativismo, sua relevância e representatividade, tanto econômica como social dentro do País”, declara.

Expressão da Democracia

Outro destaque, segundo Obici, foi para os fóruns, que iniciaram com 250 itens, reduzidos para 100 propostas priorizadas durante as sessões temáticas e de debates, culminaram em 25, escolhidas para orientar o futuro do cooperativismo, para os próximos anos e o planejamento do Sistema OCB, para o período de 2025 a 2030. É uma expressão clara da democracia. Nosso País é muito grande em extensão, em cultura, em nível de profissionalização, inclusive do cooperativismo, e ali todas as cooperativas tiveram a oportunidade de falar, tiveram voz e voto para definir o que a gente quer para o sistema cooperativista para os próximos anos. Então, a democracia foi expressada de forma real naquilo que atende aos anseios e necessidades de todas as cooperativas ali representadas”, enfatiza

Diretrizes prioritárias

A escolha das diretrizes prioritárias foi baseada em dois critérios-chave: impacto e urgência. O primeiro focou na capacidade que uma diretriz possui de promover o aumento da competitividade das cooperativas e do cooperativismo como um todo e, o segundo, no indicativo do quanto é imediata e prioritária sua implementação. 

Com a condução da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, e do consultor da Falconi, Rodrigo Rodrigues, os congressistas votaram de forma democrática, atribuindo notas de 1 a 5, de acordo com suas prioridades, ao grupo de dez propostas por tema definidas no segundo dia. Foram priorizadas, então, de acordo com os critérios duas propostas de cada.

Totalizando 25 propostas priorizadas dentro dos temas: comunicação, cultura cooperativista, ESG (Gestão, Social, Ambiental e Governança), inovação, intercooperação, negócios e representação.

Outras cinco foram eleitas por terem sido as mais votadas entre as restantes, independente do tema, sendo: 

• Atuar junto ao governo federal para adequar a tributação do INSS do cooperado autônomo;

• Fortalecimento da Lei 5.764/1971, com a modernização de dispositivos que ampliem a transformação digital e as fontes de financiamento das cooperativas;

• Reforçar as fontes orçamentárias e linhas de crédito oficiais, para todos os segmentos do cooperativismo, garantindo a continuidade das atuais políticas de fomento ao modelo de negócio cooperativista; 

• Capacitar as lideranças e equipes das cooperativas para desenvolver uma mentalidade orientada para as necessidades dos cooperados e clientes, com foco na agregação de valor;

• Expandir o uso de novas tecnologias e inovação, como inteligência artificial, pelas cooperativas, para gerar automações, ganho de eficiência e impulsionar o crescimento dos negócios.

Agenda Institucional do Cooperativismo 2024

Durante o CBC foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo 2024. O documento traz um compilado de pautas prioritárias do movimento cooperativista no âmbito do Legislativo e do Executivo Federal.

O lançamento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros Carlos Lupi (Previdência Social) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, entre outras autoridades.

Redação Cocari, com informações do Sistema OCB

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.