Cocari orienta pecuaristas sobre a importância de realizar a atualização cadastral dos rebanhos no Paraná

Começou em 1º de maio e vai até o dia 30 de junho a atualização cadastral dos rebanhos no Paraná. Passados 30 dias do início da campanha, foram declarados 44,6% do número estimado de animais do Estado, conforme divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A atualização do rebanho é medida obrigatória. Quem não realizar a declaração não poderá obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando proibido de transportar os animais entre propriedades e estados, estando ainda sujeito a punições previstas em lei.

A atualização pode ser feita de forma on-line pelo site da Adapar, por meio do aplicativo Paraná Agro ou ainda pessoalmente em uma das Unidades da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras. Devem ser declarados animais de produção de todas as espécies existentes na propriedade, como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Importante

Como o Paraná conquistou o status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, concedido há dois anos pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a atualização é essencial para que a vigilância sanitária possa identificar onde estão os animais no Estado e acompanhar essa movimentação, o que contribui para garantir a permanência do reconhecimento internacional.

A Cocari reforça aos cooperados a importância da atualização do rebanho. O Departamento Veterinário da Cocari (Devet) está à disposição dos cooperados para prestar toda assistência também na hora da atualização, além de todos os serviços disponibilizados na difusão de tecnologias, manejos e orientações nutricionais para o aumento da rentabilidade nas propriedades. Fale com o seu consultor Cocari para mais informações!

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.