COCARI: Criação de peixes é excelente oportunidade para diversificar renda no campo

Estudantes de pós-graduação desenvolvem pesquisa sobre tilápias na Noruega -

A piscicultura é uma ótima oportunidade para os agricultores diversificarem a rentabilidade no campo. Implantado em 2021 na cooperativa, o Fomento à Piscicultura da Cocari dá todo o suporte ao produtor integrado, para que ele possa investir na criação de tilápias.

A piscicultura é uma atividade bastante rentável para os produtores rurais. Ela é muito versátil, podendo ser desenvolvida tanto em grandes propriedades quanto em áreas menores. A grande vantagem para o produtor é a possibilidade de diversificação da produção rural, gerando uma nova fonte de renda.

Por meio do sistema de integração, a cooperativa é responsável pelo envio do alevino ou juvenil, fornecimento de ração para engorda de todo o lote (produzida na própria cooperativa, na Fábrica de Rações da Cocari), assistência técnica especializada, equipe de despesca, processamento e comercialização da tilápia.

Adquirida em regime de concessão em 2021, a Unidade de Beneficiamento de Pescados da Cocari, localizada em Alvorada do Sul, é a responsável pelo abate e processamento dos peixes. Instalada em uma área de mais de 53 mil m², a unidade tem 1,6 mil m² de construção, que abrange as áreas administrativa, industrial e demais dependências. A capacidade inicial instalada de abate é de até 12 toneladas por dia.

Conforme esclarece a supervisora técnica do Fomento à Piscicultura da Cocari, Mariana Colhado, o produtor fica responsável pela estrutura dos viveiros escavados, energia elétrica, equipamentos e mão de obra. “É necessário que a propriedade tenha acesso adequado, que a estrutura nos entornos do tanque permita que seja acessado com o caminhão de transporte para a realização da despesca”, aponta Mariana. Atualmente, o Fomento à Piscicultura da Cocari reúne 16 cooperados integrados.

Projeto em expansão

Para 2024, a previsão é de expansão na integração Cocari, com aumento de 80%. Para isso, a equipe de Fomento à Piscicultura está realizando visitas técnicas para avaliar as propriedades de cooperados interessados em diversificar sua renda. “Após as visitas, os produtores recebem um parecer técnico sobre a viabilidade da implantação da piscicultura em sua área, e nos disponibilizamos para esclarecer todas as dúvidas”, explica a supervisora.

Segundo ela, além de fornecer o estudo de viabilidade e plano de ação, a Cocari tem como meta para os próximos anos buscar linhas de financiamento e disponibilizar aos cooperados alternativas para fomentar a atividade.

“Cooperados e produtores não cooperados, que tenham interesse em realizar a integração, unindo forças com a cooperativa para desenvolver a atividade, podem entrar em contato com o setor de fomento”, disponibiliza Mariana.

O contato pode ser pelo e-mail: fomentopeixes@cocari.com.br ou ainda pelos telefones (44) 3233-8700 ou (44) 99978-0980.

Redação Cocari

Não é permitida a reprodução deste conteúdo.