A Cocari promoveu, na última sexta-feira (03), a 136ª Assembleia Geral, sendo esta Ordinária, na Associação Atlética Cocari em Mandaguari (PR), momento em que foi realizada a prestação de contas referente a 2022, apresentação da destinação das sobras ocorridas no exercício do ano passado e orçamento para 2023, além da eleição do Conselho Fiscal para o exercício de 2023.
Compondo a mesa diretiva, participaram o presidente da cooperativa, Dr. Marcos Antonio Trintinalha; o vice-presidente, João Carlos Obici; e o coordenador jurídico da Ocepar, Rogério dos Santos Croscato, representando o Sistema Ocepar. Também estiveram presentes os diretores-conselheiros Carlos Roberto Favoretto, Celso Santana de Oliveira, Dorival Malacario, João Paulo da Rocha, José Carlos Rosseto, Mauro Rodrigues da Silva, Ricardo Taliari, Waldemar Leandro Renzi Pimentel; o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves; e a prefeita de Mandaguari (PR), Ivonéia Furtado, representando o poder público de todos os municípios da região de atuação da Cocari.
O presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, comentou os resultados apresentados na assembleia. “Fechamos o exercício de forma positiva, fizemos grandes investimentos na área de recepção tanto no Paraná quanto na região do Cerrado e continuamos entregando o melhor para os cooperados. É sempre importante que os associados participem deste evento junto conosco, conheçam o que nos propomos a fazer e entendam que trabalhamos por aquilo que é possível e melhor para todos. Desejamos a todos uma excelente safra e pedimos que os produtores rurais continuem confiando na cooperativa, entregando seu produto e realizando negócios conosco, para que possamos entregar resultados melhores ainda em 2023”, enfatizou.
Trintinalha realizou a leitura da mensagem do Conselho de Administração divulgada no relatório anual de atividades da cooperativa, abordando as dificuldades enfrentadas mundialmente e também no Brasil e suas consequências econômicas. “Em 2022, o mundo enfrentou desafios em decorrência da Guerra na Ucrânia, pandemia de Covid-19, aumento do preço de insumos e sua escassez em alguns momentos. No Brasil, enfrentamos instabilidade política, inflação e aumento da taxa de juros, que afetaram diretamente o custo de produção. Alguns estados buscaram aumentar a taxa de contribuição tributária sobre a comercialização de commodities, que foi aprovada em Goiás, e no Paraná, com ação coletiva do Sistema Ocepar, cooperativas, Sistema FAEP, entre outros órgãos que representam a agropecuária no estado, conseguimos postergar a proposta do novo imposto”.
O presidente também se pronunciou sobre as adversidades climáticas nas áreas de atuação da cooperativa. “No Paraná, tivemos a incidência da seca, que reduziu a produção de verão em 45% em algumas regiões e, na safrinha, da mesma forma, com a incidência de pragas, houve quebra na produção de inverno. Mesmo com todos esses desafios, a Cocari cresceu, aumentou seu faturamento, expandiu sua área de atuação e está com o seu olhar voltado para o futuro, com o objetivo de se fortalecer cada vez mais, juntamente com os seus cooperados. Este crescimento acompanha a evolução da agricultura, que passa por diversas transformações. Com o aumento da população mundial, é natural que a demanda por alimentos cresça, daí todo o investimento em mudanças que a área vem recebendo. Nós da Cocari estamos dentro deste processo, trabalhando para cumprirmos nossa missão de promover o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade, por meio da agregação de valor à produção agropecuária sempre preservando o meio ambiente”, mencionou.
Também foi destacada a abertura de três novas unidades da Cocari no Paraná, nos municípios de Ponta Grossa, Teixeira Soares e Godoy Moreira, e três na região do Cerrado, sendo duas em Goiás, nas cidades de Piracanjuba e Catalão, e uma em Minas Gerais, na cidade de Patos de Minas. O presidente ressaltou ainda o crescimento no segmento industrial, com o início das atividades da Unidade de Beneficiamento de Pescados em Alvorada do Sul (PR) e as obras da unidade de recebimento e armazenagem em Jandaia do Sul (PR), no distrito de São José, bem como a ampliação da unidade de Santo Antônio do Rio Verde (GO), com a construção de mais dois silos e a aquisição de mais uma máquina Open End para a Fábrica de Fiação, que elevará sua produção de fios para 1.000 t/mês e a reestruturação da Unidade de Beneficiamento de Café em Campo Alegre de Goiás (GO), agilizando o processo de preparo dos grãos para exportação.
O faturamento anual da cooperativa também foi apresentado aos cooperados, um recorde, chegando próximo a R$ 5,7 bilhões, que o presidente atribui à união de esforços de todos os cooperados e colaboradores e ao firme apoio dos parceiros da Cocari.
Confira os representantes eleitos para o Conselho Fiscal:
Paulo Paggi Junior – Membro Efetivo – Coordenador
Aguinelo Luiz Fletrin – Membro Efetivo – Secretário
João Carlos Barisos – Membro Efetivo
Reginaldo de Souza Lalau – Membro Suplente
Clóvis Gonçalves Becaria – Membro Suplente
Jorge Pegoraro Kajimura – Membro Suplente
Redação Cocari