Cocari busca a expansão da piscicultura com novos sistemas de integração

A Cocari está dando um passo inovador no fomento à piscicultura ao expandir suas atividades para incluir produtores integrados no sistema tanque-rede. A expansão atende à necessidade da Cocari, em aumentar a produção de tilápias, e abre oportunidade a produtores que já criam tilápias no sistema de tanque rede para que façam parte da integração Cocari.

“Além de continuar com os produtores no sistema de tanque escavado, agora teremos integrados no sistema tanque-rede. Já temos o primeiro produtor nesse modelo, que iniciou no final de novembro e promete ampliar o alcance da cooperativa”, destaca Paula Sturmer, gerente de piscicultura da Cocari.

Essa expansão representa uma oportunidade única para pequenos produtores diversificarem suas atividades e aumentarem a renda pelo menor custo de produção e implementação do sistema, consolidando o avanço desse segmento no campo.

Etapas de instalação

O processo de instalação de tanques rede para a criação de tilápias envolve várias etapas essenciais para garantir o sucesso da atividade. Primeiramente, é necessário solicitar a cessão de uso das águas da União, um documento que autoriza o uso das águas do rio para a criação de peixes e especifica o volume permitido de criação.

“Após a obtenção da autorização, a estrutura dos tanques é montada, utilizando gaiolas feitas com malhas de aço inox ou materiais semelhantes, colocados dentro do rio, que garantem a segurança e o confinamento dos peixes”, explica Paula.

Já o viveiro escavado se assemelha a uma represa, com entradas e saídas de água controladas, ideal para propriedades que possuem espaço e recursos hídricos mais adequados.

Estrutura para manejo

Para integrados com tanque-rede, os manejos adequados dependem de equipamentos como barcos ou balsas, que permitem o acesso aos tanques para a alimentação dos peixes, classificação e despesca. Essa infraestrutura é primordial para o manejo eficiente e a saúde dos peixes, assegurando uma produção sustentável e de qualidade.

Para essas duas opções, a equipe de técnicos de campo da Cocari visita os produtores a cada 10 ou 15 dias, oferecendo todo o suporte necessário. A cooperativa também fornece o serviço de despesca, para que o produtor não precise se preocupar com a retirada do peixe do tanque e o envio para o abatedouro. O fomento à piscicultura inclui o transporte para o abatedouro, além de garantir a compra e a comercialização do pescado.

O integrado tem ainda acesso a insumos e tecnologias, garantindo a maximização da produtividade e a adoção de práticas sustentáveis.

Oportunidade para fortalecer a renda no campo

Com o mercado de pescados em expansão, a piscicultura tem se mostrado uma alternativa promissora para pequenos agricultores que desejam diversificar suas fontes de renda. A Cocari reforça seu compromisso em proporcionar consultoria especializada, treinamento e suporte contínuo, contribuindo para o sucesso dos cooperados e o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Produtores interessados em participar dessa nova etapa podem entrar em contato com o setor de piscicultura da cooperativa e aproveitar essa oportunidade para transformar sua realidade.

Basta agendar uma visita técnica, por meio do endereço fomentopeixes@cocari.com.br ou ainda pelos telefones (43) 99673 1241

Diversificar é abrir portas para um futuro mais próspero e sustentável, e a Cocari está pronta para trilhar esse caminho junto aos seus cooperados.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.