No dia 30 de abril, avicultores integrados ao Fomento Avícola da Cocari concluíram a trilha de formação, promovida em parceria entre a Cocari, Aurora Coop e o Sebrae, com apoio do Sescoop/PR.
Composta por três etapas distintas, essa formação abordou temas fundamentais para o aprimoramento das práticas avícolas.
Conteúdo do curso
O primeiro módulo, denominado “De Olho na Qualidade”, introduziu o conceito do 5S, uma metodologia japonesa que visa a organização e eficiência, que pode ser aplicada em qualquer ambiente, como as propriedades rurais. Os produtores aprenderam a importância de manter um local de trabalho organizado, que, além de facilitar as rotinas diárias, contribui para a segurança e a saúde dos colaboradores.
No segundo módulo, que teve foco na “Qualidade Total Rural”, os participantes ampliaram os conhecimentos sobre finanças e gestão: balanços, gastos e a necessidade de um controle financeiro rigoroso, aprendizado essencial para maximizar o lucro e garantir a sustentabilidade econômica das propriedades.
A trilha foi encerrada com um debate sobre sustentabilidade, abordando questões socioambientais que estão cada vez mais presentes na agenda dos produtores. A formação lembrou da responsabilidade coletiva em promover práticas que respeitem o meio ambiente e proporcionem um impacto social positivo.
Crescimento individual e fortalecimento da cadeia
O analista avícola, Fernando Esteves Trentinalha, do Fomento Avícola da Cocari, destaca que “das 16 propriedades envolvidas, cada uma se beneficiou de novas ferramentas e conhecimentos que visam o crescimento individual e o fortalecimento da cadeia produtiva como um todo”.
Durante o curso, a intercooperação entre a Cocari e a Aurora Coop foi ressaltada como um pilar importante desse projeto, permitindo a troca de experiências e favorecendo a aplicação de novidades tecnológicas no campo.
Esse tipo de formação prepara os cooperados para o mercado e também os capacita a passar por auditorias exigidas pela Aurora Coop.
A iniciativa da trilha de formação representa um avanço para a Cocari e a Aurora Coop, bem como para os produtores envolvidos, uma vez que as práticas aprimoradas prometem um manejo mais eficiente e sustentável, alinhando-se com os objetivos da Cocari para o crescimento de seus cooperados.