Cidadania e desenvolvimento social
No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Próximo ao início da primavera, a data simboliza o nascimento e a renovação do movimento que defende políticas de inclusão social. É um momento para refletir sobre a importância de promover oportunidades iguais para todos.
Projeto Cultivando Cidadania incentiva a inclusão de jovens com necessidades especiais
A cooperativa se destaca como um agente transformador na vida das pessoas com deficiência e suas famílias através do projeto Cultivando Cidadania. Esta iniciativa visa a inclusão de jovens com necessidades especiais no mercado de trabalho, proporcionando a eles a oportunidade de desenvolverem habilidades e conquistarem autonomia.
Os alunos das APAEs de Mandaguari, Cambira e Ponta Grossa, no Paraná, Cristalina, em Goiás, e Paracatu, em Minas Gerais, são beneficiados com a contratação para atuar na produção de mudas de essências nativas. Graças a parcerias com a Bayer, Banco CNH, Tratornew e Tratorcase e o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), o projeto tem garantido o crescimento profissional e social desses jovens.
No total, são 61 colaboradores, sendo 46 no Paraná e 15 no Cerrado, dos quais nove são em Cristalina-GO, e seis em Paracatu-MG.
Ser parte da equipe da Cocari não apenas auxilia na renda familiar, mas também promove dignidade e autonomia, fatores essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Impacto social por meio de mudas nativas
As mudas produzidas no Cultivando Cidadania têm um duplo propósito. Elas são fundamentais na Campanha Cocari Solidária, onde a comunidade pode adquirir vales-muda, apoiando entidades sociais participantes e ainda concorre a prêmios. Além disso, as mudas são distribuídas gratuitamente aos produtores cooperados da cooperativa, auxiliando na recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal em suas propriedades.
Panorama das pessoas com deficiência no Brasil
Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos. Na população, de forma geral, as dificuldades enfrentadas incluem, mas não se limitam a:
– Andar ou subir degraus (3,4%);
– Enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato (3,1%);
– Aprender, lembrar-se das coisas ou se concentrar (2,6%);
– Levantar objetos pesados (2,3%);
– Pegar objetos pequenos ou abrir e fechar recipientes (1,4%);
– Ouvir, mesmo com aparelhos auditivos (1,2%);
– Realizar cuidados pessoais (1,2%);
– Comunicar (1,1%).
Um futuro mais inclusivo
Por meio do projeto Cultivando Cidadania, a Cocari se posiciona como uma ponte para um futuro mais inclusivo e igualitário. Com ações concretas que buscam promover a autonomia, dignidade e a integração social, a cooperativa reafirma seu compromisso com a luta por igualdade de oportunidades para todos.