
A Coamo homenageou nesta quinta-feira (24) os Jovens Aprendizes, reunindo 160 do total de 460 que atuam na Coamo e Credicoamo nas áreas administrativa e industrial da cooperativa. O evento foi realizado no auditório da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), e contou com a abertura do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, um painel com o tema “Na trilha do sucesso: os bons frutos do Programa Jovens Aprendizes Coamo” e após uma visita para conhecer o Memorial da cooperativa.
Na abertura, Gallassini falou da sua história e ensinou caminhos para que os aprendizes sejam bem-sucedidos nas cooperativas Coamo e Credicoamo, e em suas vidas. “As nossas cooperativas dão oportunidades para o início da vida profissional e o desenvolvimento de diversas habilidades técnicas e comportamentais. Aproveite tudo isso, estude, se interesse por áreas pois a Coamo foi feita para várias gerações e está em constante crescimento.”
O diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, participou do painel ao lado de três ex-jovens aprendizes da cooperativa, Karina Coelho Ventura Siqueira, Mateus Leal dos Santos e Gilson Aparecido de Oliveira. Antonio Sérgio contou um pouco da sua história de quase 50 anos de trabalho na Coamo e incentivou os jovens aprendizes a aproveitar as chances que a cooperativa fornece e continuem estudando para crescer e se desenvolver em suas áreas. “Os jovens ex-aprendizes contaram suas histórias de vida e do apoio que tiveram na Coamo e aproveitaram a oportunidade para crescer junto com a cooperativa e foram promovidos respectivamente as supervisões Administrativa e Financeira da TI, de Recrutamento e seleção na gerência de Gestão de Pessoas, e coordenação de Vendas na gerência Comercial de Alimentos. São exemplos que inspiram todos os aprendizes de hoje.”afirma.
O programa Jovem Aprendiz é realizado durante dois anos com aulas técnicas e práticas em parceria com o Senac, Senai e CIEE, sendo uma experiência ímpar que permite o desenvolvimento do adolescente no âmbito profissional e pessoal, favorecendo a promoção e integração social. No total, o programa conta com 1.600 horas de estudo e prática.
Segundo o gerente de Gestão de Pessoas, Antonio César Marini, o programa oferece além de conhecimento e da formação profissional, ensinamento na prática sobre responsabilidade, ética, disciplina e respeito. “Não formamos apenas trabalhadores e profissionais, mas cidadãos, que respeitam as leis, cumprem seus deveres e buscam seu espaço com disciplina e perseverança. E na Coamo eles aprendem importantes valores que colaboram para o seu crescimento pessoal e profissional “, afirma Marini.