Certificação da produção agropecuária é destaque na Semana do Meio Ambiente da Ocepar

Futuro Sustentável é o tema da Semana do Meio Ambiente Cooperativista, que teve início nesta segunda-feira (03), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, com a participação de cooperativistas de todas as regiões paranaenses.

Certificação

Na abertura da programação, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou o desafio de buscar a certificação pela produção agropecuária sustentável no Paraná. “O mundo olha para nós de forma injusta, o que falta fazer é demonstrarmos o que estamos fazendo. Vamos poder agregar valor aos nossos produtos em nível internacional e esse desafio será vencido de forma conjunta pelo governo do Paraná e pela iniciativa privada, com a participação decisiva das cooperativas”, frisou Ricken. Ele informou que esse ponto será central dentro do novo Plano Paraná Cooperativo, o planejamento estratégico das cooperativas paranaenses, que será lançado em julho próximo.

Protagonismo

O secretário Natalino Souza falou sobre a importância de a Ocepar assumir o protagonismo desse tema e lembrou que o Paraná foi referência em plantio direto, em cobertura de solo e outras técnicas conservacionistas. “Isso não pode acabar”, destacou. “Estamos vencendo uma etapa importante, de aprovação da lei de sustentabilidade hídrica, que vai permitir resgatar o que era feito nas décadas de 70, 80 e 90, que é remunerar o agricultor por boas práticas. A gente perdeu isso e agora, com essa lei, estamos recuperando”.

Patrimônio ambiental

“Se o Paraná tem hoje 30% de cobertura florestal é muito por conta do proprietário rural, do agricultor, dos 3.700 técnicos das cooperativas e do sistema de assistência técnico oficial, o IDR/PR – antiga Acarpa/Emater e Iapar – que trabalharam por isso”, destacou o secretário Everton Souza, titular da pasta do Meio Ambiente.

Vanguarda

O diretor-secretário da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, destacou a importância da interação entre as cooperativas e o governo do Estado, no esforço comum de buscar cada vez mais uma produção sustentável. “O que o nosso país tem que fazer é se apresentar como capaz de produzir bem e com sustentabilidade. O Brasil está na vanguarda desta questão e o Paraná lidera esse processo”.

Palestra técnica

O evento seguiu com palestra técnica do professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ubiratã Tortato.

Presenças 

O evento, com transmissão pela internet, contou com as presenças dos secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, e da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, do diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Andreguetto, e do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro.

Ao longo da semana serão divulgadas as atividades alusivas à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente realizadas pelas cooperativas paranaenses.

Redação Cocari, com informações do Sistema Ocepar

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.