Mensagens Personalizadas

Câmeras do Planalto registram chefe do GSI de Lula com vândalos nos atos de 8 de Janeiro

Reprodução/Câmeras de Segurança

As câmeras de segurança do Palácio do Planalto capturaram imagens do General Marco Edson Gonçalves Dias, Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, durante a invasão à sede do Executivo em 8 de janeiro. Nas gravações, o militar é visto caminhando pelo corredor da antessala do gabinete presidencial e posteriormente se juntando aos manifestantes.

Ele aparentemente fornece orientações para o grupo que havia acabado de vandalizar as dependências oficiais, e logo em seguida, servidores do GSI aparecem para escoltar os invasores para fora do prédio. Outra câmera, localizada próxima ao relógio de Balthazar Martinot já destruído, registra outro funcionário de Dias conversando com os vândalos, que deixam o local pela escada de serviço. Militares fardados se aproximam, trocam algumas palavras e até cumprimentam os criminosos.

As imagens integram um conjunto de 22 câmeras com mais de 160 horas de gravações, que foram postas sob sigilo pela Presidência. Elas oferecem uma visão ampla dos acontecimentos daquele fatídico domingo.

Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.

“A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”, explicou o GSI.

A pasta também disse que as condutas dos agentes envolvidos nos vídeos estão sendo “apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada”. “Se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, acrescentou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou de emergência uma reunião com ministros nesta tarde. A reunião não estava prevista inicialmente em sua agenda.

*ATUALIZAÇÃO

O general Marco Edson Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pediu exoneração do cargo no fim da tarde desta quarta-feira (19). A demissão acontece depois que o presidente Lula convocou uma reunião de emergência com pelo menos três ministros do governo.

Inicialmente, a expectativa era de que Dias fosse exonerado do cargo e não que pedisse o afastamento. Desse modo, ele é o primeiro ministro do governo Lula a cair em quatro meses de governo.

Com informações da Jovem Pan, CNN e G1