
Em julgamento realizado nesta quarta-feira, 13 de setembro, o Tribunal do Júri condenou dois homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná por tentativa de homicídio contra a ex-prefeita de Califórnia, no Norte-Central do estado. O crime ocorreu em novembro de 2012, logo após as eleições, ocasião em que os réus armaram uma emboscada para que a vítima fosse até o local dos fatos, oportunidade em que foi atacada por aproximadamente 15 tiros, mas conseguiu fugir sem ser atingida. O autor dos disparos foi sentenciado a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado e o mandante, um ex-contador do Município, a 7 anos e 6 meses de reclusão.
O MPPR sustentou em plenário a tese de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, integralmente aceita pelos jurados. Segundo a denúncia, o ex-servidor municipal tinha receio de uma auditoria nas contas do Município, anunciada pela candidata então eleita. A vítima, através de um telefonema, foi atraída a estar em um determinado local, sendo surpreendida pelos tiros – 15 disparos –, mas conseguiu fugir. Os denunciados também fugiram do local, mas foram presos dias depois.
O júri aconteceu na cidade de Marilândia do Sul, sede da Comarca, e teve quase 20 horas de duração. Ao autor dos tiros, que é reincidente, foi fixado regime fechado para cumprimento de pena. O ex-contador deve iniciar de pronto o cumprimento da sentença, a ser cumprida em regime semiaberto. Processo nº 0000164-39.2013.8.16.0114.
Com informações do MPPR.