A moradora Kassiany Alice usou as redes sociais, nesta terça-feira (14 de maio), para relatar com emoção e revolta a morte de seu gato de estimação, supostamente envenenado em Borrazópolis. O animal foi encontrado morto na calçada, em frente à residência da tutora, localizada na Rua Boa Esperança, entre a antiga AABB e o Sítio Cassarotti.
Segundo Kassiany, o gato era dócil, muito limpo e praticamente não saía do quintal. “Era um animal que vivia dentro de casa. Alguém, de forma cruel, o envenenou”, lamentou. Ela contou ainda que outro gato da vizinhança foi envenenado recentemente na mesma região, o que aumenta a preocupação com a possibilidade de recorrência desse tipo de crime. A moradora afirmou que há câmeras de segurança na rua e que está buscando as imagens para identificar o responsável e fazer justiça. Maus-tratos a animais são crime e que pretende tomar as medidas legais cabíveis.
A reportagem reforça a importância do registro de boletim de ocorrência em casos como esse. Além de permitir a apuração dos fatos, o registro contribui para que esses crimes entrem nas estatísticas e possam ser alvo de políticas públicas de proteção animal. Vale lembrar que, desde 2020, está em vigor a Lei Federal nº 14.064, que aumenta a pena para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.
A punição pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais. Para denunciar anônimo, ligue 181.