BORRAZÓPOLIS: Falecimento da pioneira Elvira Hack, aos 88 anos

Dona Elvira ao lado da filha Marli e do sobrinho Dom João Braz

A Funerária Nossa Senhora de Lourdes informa o falecimento da pioneira Dona Elvira Hack, aos seus 88 anos, ocorrido na manhã deste Domingo de Páscoa, dia 31/03/24.

Considerada uma pioneira de Borrazópolis, Dona Elvira era viúva do também pioneiro Eugenio Hack (falecido em 2007), mãe de três filhos, a professora Doracilda Hack, Sérgio Hack Marli Hack. Era também tia do Cardeal João Braz de Aviz.

Dona Elvira construiu uma linda história de vida e com certeza será sempre lembrada pelo legado que deixou no convívio familiar e também para toda a comunidade.

A família decidiu pelo velório na Capela Mortuária, a partir das 14 horas do dia 31 até às 09 horas do dia 01 de abril, onde ocorre o sepultamento no Cemitério Municipal.

História de vida de Dona Elvira.

A página no Facebook denominada “Museu Virtual Borrazópolis”, em 2022 publicou uma biografia escrita pela Heloísa Mendes que é neta de Dona Elvira, falando de sua trajetória quando moravam em Mafra – Santa Catarina e mudou-se com seu esposo Eugênio para Borrazópolis. Confira:

No dia 31 de julho de 1954, Eugênio e Elvira, ele filho de Luis Albino Hack e Josefa Grein, e ela filha de Leopoldo Pickssius e Frida Lisboa, seguiram de Acro- Willis do Distrito de Vila Grein, pertencente ao município de Mafra- SC, em direção a cidade para se casarem.
Eugênio trabalhava em uma serraria a 25 km da cidade e Elvira cuidava da casa em um lugar de poucos recursos. Ali a vida era dura e não havia muito com que sonhar. Naquele lugar nasceram os primeiros filhos; José Amauri ( in memorium) e Doracilda.
No mês de novembro de 1958, o casal já cansado das dificuldades, receberam uma carta de seu cunhado João Aviz, que já estava morando em Borrazópolis, convidando -os para virem para cá, pois era um município novo que estava se desenvolvendo e que prometia a chance de vida melhor.
Elvira e Eugênio, devido as enormes dificuldades que estavam enfrentando em Santa Catarina, não pensaram duas vezes; recolheram seus poucos pertences e viram para o Norte do Paraná no dia 27 de novembro de 1958. A viagem durou três dias, em um Chevrolet 1950.
Em Borrazópolis nasceu Sérgio e depois Marli. Eugênio trabalhava com João Aviz (pai de Dom João e Padre Amauri) e todos tiveram a oportunidade de trabalhar e prosperar juntos com o novo El Dourado que descontava no Estado do Paraná. A vida alegre, apesar do fato de que algumas vezes o Senhor Eugênio teve sua vida em risco, pois trazia a laço das fazendas da região o gado que iria ser abatido para o açougue.

Em 1963, o casal adquiriu a propriedade onde até hoje residem ( na Avenida Brasil) e onde começaram a trabalhar no próprio negócio, o açougue Record. Também trabalharam com a agricultura e a pecuária. Aqui também criaram seus filhos e embora eles não tenham tido muita oportunidade de estudo, sempre tiveram a preocupação maior que seus filhos estudassem, não medindo esforços para que todos fossem formados e tivessem uma vida digna e independente.
Ainda no ano de 1963 a Senhora Elvira relata um fato triste: O Grande Incêndio. Esse incêndio atingiu grande parte do Paraná inclusive a nossa região Vale do Ivaí e matou dezenas de pessoas e deixando centenas de feridos, além da grande destruição da fauna e da flora.
As causas desse incêndio foram atribuídas as fortes geadas, seguida de estiagem e do costume que havia entre os lavradores que faziam pequenas queimadas para limpar o terreno.

Com os fortes ventos, não demorou muito para o fogo avançar sem controle. Essa combinação de fatores foi o estopim para o fogo se alastrar para o interior do Paraná.
No ano de 2004, Eugênio e Elvira tiveram a oportunidade de realizar a missa e festa de bodas de ouro, ou seja 50 anos de casados, está data tão importante foi celebrada pelo atual cardeal Dom João.
Infelizmente no ano de 2007 Eugênio Hack veio a falecer, deixando sua esposa, seus filhos e netos.

Atualmente Elvira tem 87 anos e convive com seus 3 filhos, seus 7 netos e 4 bisnetos.
Nas fotos temos: o casamento de Eugênio e Elvira, o casal no sítio, visita a Aparecida do Norte, Bodas de ouro, netos e a família.

A Nova Era News se sensibiliza e reitera nossos sentimentos e solidariedade aos amigos e familiares.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.