
Moradores de Borrazópolis, no Vale do Ivaí foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (29), ao descobrirem pelas redes sociais que o município com pouco mais de 6.200 habitantes, foi eleita a ‘Capital Nacional do Chocolate’, ganhando até mesmo de Gramado, no Rio Grande do Sul, e de Campos do Jordão, em São Paulo.
O levantamento é da conhecida e respeitada, Geofusion – empresa de soluções de mercado que usa inteligência geográfica, onde informou que Borrazópolis tem o maior índice de bombonières per capita do Brasil. Ou seja, são nove lojas especializadas para os pouco mais de 6.200 moradores, é uma loja a cada 699 borrazopolitanos.
Todos sabem que Gramado é a capital do chocolate e já consagrada há muitos anos e famosa pelo seu chocolate artesanal que se espalha pelos quatro cantos do Brasil. O título inclusive é oficial através da Lei Federal 13.990, sancionada em 2020, que concedeu para a cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

A lista revela que o segundo lugar pertence a Gramado (RS), com 737 habitantes por loja. Depois, Camanducaia (MG), com 780 pessoas por estabelecimento, Campos do Jordão (SP), com uma loja para cada 811 habitantes.
A abordagem utilizada pela empresa responsável pelo estudo pode ser considerada aceitável, no entanto, é bastante simplista para determinar se uma cidade merece ou não o título de Capital do Chocolate. Mas o fato que essa boa notícia pode movimentar a economia da cidade.
Confira a lista completa:
1º: Borrazópolis, no Paraná – 1 loja a cada 699 moradores
2º: Gramado, no Rio Grande do Sul – 1 loja a cada 737 moradores
3º: Camanducaia, em Minas Gerais – 1 loja a cada 780 moradores
4º: Campos do Jordão, em São Paulo – 1 loja a cada 811 moradores
5º: Confins, em Minas Gerais – 1 loja a cada 858 moradores
6º: Águas de São Pedro, em São Paulo – 1 loja a cada 897 moradores
7º: União Paulista, em São Paulo – 1 loja a cada 943 moradores
8º: Piranguinho, em Minas Gerais – 1 loja a cada 965 moradores
9º: Iacri, em São Paulo – 1 loja a cada 1.045 moradores
10º: Chácara, em Minas Gerais – 1 loja a cada 1.072 moradores.