Bolsonaro tem cinco dias úteis para entregar estojo de joias saudita

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem cinco dias úteis para entregar o estojo de joias que recebeu da Arábia Saudita. Ele terá que entregar, também, as armas que ganhou dos Emirados Árabes.

O Tribunal de Contas da União decidiu, por unanimidade, que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve entregar à Presidência da República o estojo de joias de luxo que ele recebeu da Arábia Saudita ,em visita oficial ao país no ano passado. Ele terá que entregar, ainda, as armas presentadas pelos Emirados Árabes Unidos em 2019. O prazo é de 5 dias úteis.

O Tribunal de Contas da União decidiu, também, que as joias do primeiro estojo dado pelos sauditas, no valor de R$ 16,5 milhões, devem ser liberadas pela Receita Federal para serem incorporadas ao acervo da Presidência da República.

Essas joias seriam destinadas à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, e foram retidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, por não terem sido declaradas ao entrarem no Brasil.

O ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, resumiu as decisões anteriores do Tribunal que justificam a entrega das joias à Presidência da República.

Os ministros também determinaram que seja feita uma auditoria em todos os presentes recebidos por Bolsonaro entre 2019 e 2022, período em que ele foi presidente da República. E aguardam o momento apropriado para que o ex-presidente possa ser ouvido sobre os casos.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves/ Agência Brasil

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.