O Banco Central (BC) anunciou que lançará uma nova ferramenta para que os clientes possam bloquear a criação de novas chaves PIX em seus nomes. A novidade funcionará de maneira semelhante a um serviço que será disponibilizado em dezembro, no qual o cidadão poderá informar às instituições financeiras que não deseja a abertura de novas contas — sejam elas correntes, poupança ou de pagamento.
A iniciativa busca aumentar a segurança e evitar a criação de chaves PIX fraudulentas. No caso das contas bancárias, o recurso também pretende impedir a inclusão indevida de titulares em contas conjuntas ou de responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
Essa funcionalidade ficará disponível no Registrato, plataforma do Banco Central que permite consultar informações como empréstimos vinculados ao CPF, instituições em que o usuário possui conta, chaves PIX cadastradas, cheques sem fundos e operações de câmbio.
O Banco Central já vem adotando medidas para reforçar a proteção dos usuários. Em outubro, iniciou o bloqueio de chaves PIX identificadas pelas instituições como suspeitas de envolvimento em golpes ou fraudes. Nos últimos meses, mais de 245 milhões de chaves foram excluídas por bancos e clientes, em grande parte devido a erros de digitação, inconsistências de grafia — que podem indicar tentativas de fraude —, morte do titular, mudanças de agência ou cancelamentos solicitados pelos próprios usuários.
Além disso, desde o início de outubro, os aplicativos das instituições financeiras passaram a oferecer um botão de contestação dentro do ambiente PIX, permitindo que o cliente conteste uma transação de forma rápida e automática, sem a necessidade de contato direto com atendentes.

