Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AstraZeneca suspende produção de vacina contra covid-19

A farmacêutica britânica AstraZeneca suspendeu a produção da sua vacina contra a covid-19. De acordo com a empresa, a medida foi tomada por razões comerciais. O imunizante foi um dos primeiros aplicados no mundo e teve grande importância para o controle da pandemia no Brasil.

Mas diversas vacinas mais atualizadas já foram produzidas por outras empresas, para combater novas variantes da doença. Por isso, de acordo com a farmacêutica, a demanda pelo produto diminuiu. Ainda no primeiro ano da pandemia, a empresa britânica assinou contrato de parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, o que permitiu que as vacinas utilizadas pelo SUS passassem a ser produzidas aqui no Brasil.

Após o anúncio da AstraZeneca, a Fiocruz informou em nota que a produção era feita de forma escalonada, de acordo com as encomendas do Ministério da Saúde. Como o governo federal passou a comprar vacinas mais atualizadas de outras farmacêuticas, a produção na fábrica do Instituto de Tecnologia em Imunobiologicos da Fundação já havia sido interrompida.

Mas a Fiocruz ressaltou que o imunizante apresentou eficácia geral de 82% e mais de 190 milhões de doses foram aplicadas em todo o país. E informou ainda que desde 2021 vem trabalhando no desenvolvimento de uma vacina própria com a tecnologia de RNA mensageiro.

Com informações da Agência Brasil

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.