Com o objetivo de apresentar aos proprietários de cafeterias a elevada qualidade dos cafés produzidos em Apucarana e municípios vizinhos, acontece neste dia 2 de dezembro, das 14 às 19 horas, na Sociedade Rural de Apucarana, o 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana. Detalhes da programação, que prevê palestras técnicas sobre cafés especiais e mercado, Indicações Geográficas dos Cafés do Paraná, regularização de torrefações, demonstração de torra e degustação, foram divulgadas nesta segunda-feira (24/11), em evento no gabinete municipal, pelo prefeito Rodolfo Mota e membros da comissão organizadora.
A expectativa é reunir cafeicultores e técnicos rurais, baristas, cafeterias, universidade e consumidores em um espaço de troca de conhecimento, experiências e negócios, fortalecendo a identidade local e impulsionando o mercado regional de cafés especiais. Um dos destaques do evento será a premiação dos melhores cafés da região, avaliados por 11 cafeterias de Apucarana, envolvendo a participação de 23 cafeicultores. Além de Apucarana, estão confirmadas as participações de Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul. “Apucarana tem sua história ligada ao café. Quem chegou aqui nas décadas de 50, 60 e 70 viveu essa realidade antes da geada negra. Mesmo depois disso, nossa região continuou produzindo bons cafés. Só no Distrito de Pirapó, por exemplo, muitas famílias seguem cultivando café até hoje. É uma produção que faz parte da nossa identidade, da nossa memória e da nossa economia”, afirmou.
O prefeito ressaltou que, apesar da qualidade reconhecida e premiada dos grãos locais, muitos estabelecimentos ainda compram café de fora. “Nós temos em Apucarana cafés premiados no Paraná e no Brasil. Então faz muito mais sentido que cafeterias, bares e comércios da nossa cidade sirvam o café daqui. É uma forma de valorizar o agricultor familiar, gerar renda local e fortalecer um produto que nos representa”, reforçou.
Rodolfo Mota revela que o seminário tem como propósito aproximar os elos da cadeia produtiva. “Tem quem produz café de alta qualidade, tem quem torra e prepara, e tem quem consome. A ideia é conectar tudo isso. É um evento construído a muitas mãos, envolvendo Apucarana e toda a região da Serra de Apucarana e da Serra do Pirapó”, concluiu, agradecendo a todos os parceiros e apoiadores da iniciativa.
Uma promoção do Governo do Paraná, através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Apucarana, por meio das secretarias municipais da Agricultura e da Indústria, o 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana contará ainda com uma exposição do curso de Engenharia de Alimentos da UFPR – Campus Jandaia do Sul, apresentando quadros pintados com tinta à base de café e demonstrando a versatilidade e o potencial do produto regional. O chefe do Escritório Regional de Apucarana do IDR-Paraná, Luiz Marcelo Franzin, diz que o seminário marca um momento importante para a cafeicultura local. “O principal objetivo é divulgar a qualidade dos cafés produzidos aqui, aproximando essa produção das cafeterias da cidade e da região. Um evento estruturado para oferecer conteúdo técnico e experiências práticas, que contará com palestras, oficinas de torra e demonstrações de degustação. Também organizamos um concurso regional com 23 produtores inscritos, e as próprias cafeterias realizaram o julgamento para definir os melhores cafés. Ao final, vamos premiar os cinco primeiros colocados”, detalhou, destacando que apoiam o seminário a cooperativa Cresol, Café Jandaia, Café Bela Esperança, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e cafeicultores de Apucarana, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul e Arapongas.
Presenças – Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, o secretário municipal interino da Agricultura, Wendel Metta, e o vereador Moisés Tavares.

