A rotina do esporte municipal passará por uma transformação. A Prefeitura de Apucarana está preparando um sistema online que vai centralizar inscrições para escolinhas, natação, cadastro de atletas, competições e agendamento de espaços públicos para a prática esportiva. Tudo isso num único ambiente digital, reduzindo burocracia, custos operacionais e agilizando o atendimento.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que a modernização vai ocorrer mediante a contratação de uma empresa especializada na gestão esportiva. “Trata-se da plataforma Placarsoft, contratada por meio de licitação, e que será integrada ao site do Município. A ferramenta vai facilitar a vida do cidadão e otimizar o trabalho da nossa equipe. É a tecnologia a serviço do esporte e do bem-estar da população”, ressaltou.
De acordo com Rodolfo Mota, o investimento na plataforma reflete o compromisso com uma gestão eficiente e moderna. “Vamos fazer na área do esporte, o que já estamos fazendo em outros setores. Eliminando papel, levando tecnologia, reduzindo custos operacionais e evitando deslocamentos desnecessários”, pontuou.
O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, explicou que a equipe já está em fase de treinamento para operar o software, que deve estar disponível para o público em março. “Estamos informatizando toda a secretaria. Desde a inscrição de campeonatos até as escolinhas. Um dos objetivos é eliminar filas, como acontecia na hora de fazer a inscrição para natação”, exemplificou.
Marchi afirma que a ferramenta significará avanços especialmente na organização de competições. “Quando for feita a inscrição de um time, o nome do atleta já sairá na súmula automaticamente. A plataforma gera tabelas, classificação e mantém um histórico completo”, citou.
A plataforma também servirá como um grande guia de ocupação dos espaços públicos. Os esportistas poderão consultar a disponibilidade de horários em ginásios, como o Lagoão, diretamente no portal. “Se alguém joga vôlei ou pratica outra atividade e quer saber se há vaga para treinar ele verá tudo online. Não será preciso ligar na secretaria para obter essa informação, o sistema mostrará os horários vagos”, esclareceu.
Segundo o secretário, a modernização alcançará o dia a dia dos professores e alunos das escolinhas. “Será possível realizar o controle de freqüência digitalmente e, com o georreferenciamento, confirmar em tempo real se o instrutor está no local da aula”, frisou, acrescentando que a plataforma possibilita o envio de documentos, fotos e arquivos que ficarão armazenados no sistema. “Isso permitirá a todo momento ter acesso a dados atualizados”, completou.

