Mensagens Personalizadas

APUCARANA: Festival hoje à noite no Cine Teatro Fênix celebra aprendizado de estudantes em inglês, espanhol e Libras

O Cine Teatro Fênix será palco, nesta terça-feira (26/08), a partir das 19h30, do Festival de Línguas Estrangeiras e Libras 2025. A noite será de música, cultura e inclusão com apresentações de estudantes da rede municipal de ensino. O evento celebra o aprendizado em inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais, reforçando a importância da diversidade e da interação cultural.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que o festival, além de uma mostra de talentos, fortalece a integração entre as famílias. Para ele, aprender idiomas abre portas num mundo cada vez mais globalizado. Já o ensino de Libras representa inclusão, respeito às diferenças, integração social e ampliação das oportunidades.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, o festival neste ano foi pensado com o objetivo de aproximar as famílias e provocar reflexão sobre a vida moderna. Ela lembra que, em meio à correria e às mudanças tecnológicas, o evento busca valorizar os vínculos familiares e o tempo juntos entre pais e filhos.

A secretária também ressalta a participação das 36 escolas e a dedicação de todos os envolvidos. Ana Paula afirma que foram dias de ensaio e muito empenho dos alunos e professores, que contaram também com a participação de academias parceiras de música e dança.

O superintendente pedagógico da Autarquia Municipal de Educação, Pablo Costa, explica que o festival é uma demonstração do que os alunos aprendem em sala de aula. O inglês e o espanhol são ofertados desde o Infantil 4 e 5, continuando em todas as turmas do Fundamental. Já o ensino de Libras envolve todas as crianças do 1º ao 5º ano, surdas e ouvintes, promovendo inclusão desde cedo. 

As aulas acontecem uma vez por semana e o que será apresentado foi carinhosamente escolhido por alunos e professores. Entre as canções que estão programadas estão Happy, Em mi corazón vivirás, You’ve got a friend in me, Un poco loco, A whole new world, El latido de mi corazón e Hallelujah.