Mensagens Personalizadas

APUCARANA: Chuvas reduzem em 50% o movimento nos cemitérios no Dia de Finados

O movimento nos três cemitérios municipais de Apucarana – Cristo Rei, da Saudade e do Distrito de Pirapó – foi reduzido neste domingo (02/11), Dia de Finados. A Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) estima que o número de visitantes tenha ficado pelo menos 50% abaixo do previsto, em razão da chuva constante durante todo o dia. A expectativa inicial era de cerca de 30 mil pessoas circulando pelos locais.

Apesar do tempo instável, a Prefeitura de Apucarana garantiu toda a estrutura necessária para receber a população. Os cemitérios passaram por serviços de limpeza e manutenção, com a instalação de banheiros químicos e tendas para proteção contra sol ou chuva. Em função da previsão de temporais, as missas que ocorreriam em vários horários foram canceladas previamente, evitando riscos à segurança dos fiéis. “Correu tudo bem, mas o público foi menor do que o esperado. A chuva, que é uma bênção, acabou atrapalhando. As missas foram canceladas por segurança, e os vendedores ambulantes, especialmente o pessoal de velas e flores, relataram uma queda significativa nas vendas”, pontuou José Airton “Deco” de Araújo, diretor-presidente da Aserfa.

Mesmo com o mau tempo, muitas famílias compareceram para prestar suas homenagens, especialmente no período da tarde, quando o tempo melhorou um pouco. “Além disto, as visitas começaram ainda na quinta-feira. Muita gente antecipou a ida aos cemitérios, então já tínhamos movimento antes do dia 2. Esperávamos cerca de 30 mil pessoas, mas calculamos que passaram entre 15 e 20 mil neste domingo. Foi um público bem menor que o habitual, mas ainda assim a data manteve seu significado. É um momento de fé e lembrança dos que partiram e deixaram saudades”, comentou o diretor-presidente da Aserfa.