Na última quinta-feira (16), completou-se uma semana do trágico acidente entre um ônibus escolar e um trem em Jandaia do Sul. O acidente deixou três pessoas mortas e oito feridos, que permanecem internados em hospitais da região. Desde então, a Prefeitura de Jandaia do Sul tem trabalhado para tentar normalizar a situação na cidade e também para prevenir futuros acidentes semelhantes.
O prefeito em exercício de Jandaia do Sul, Dionísio Costa Alves (Podemos), explicou que a cidade possui cinco pontos de cruzamento da linha férrea com ruas e avenidas na área urbana, além de outras interseções na zona rural. Todos os pontos estão sinalizados da forma tradicional, com uma placa com os dizeres “pare, olhe, escute”. No entanto, apenas um trecho na entrada da cidade possui monitoramento constante, com um guarda impedindo a passagem de veículos e pedestres quando o trem está chegando, e essa sinalização é realizada pela concessionária após uma notificação da prefeitura.
O prefeito ressaltou que a sinalização pode ser realizada pelo município e que esse é um projeto que já está sendo discutido pela prefeitura. O objetivo é evitar que acidentes como esse voltem a ocorrer e garantir a segurança dos moradores da cidade.
Enquanto isso, a cidade tenta se recuperar do impacto do acidente e prestar assistência às vítimas e suas famílias. A prefeitura agradeceu o apoio da população e das autoridades locais e reforçou o compromisso de trabalhar para prevenir futuros acidentes.
*ATUALIZAÇÃO
Uma sinalização provisória foi instalada nos locais de cruzamento com a linha férrea, e está em fase de testes.
Com informações do portal Bonde