Neste domingo (09), a maior parte dos sistemas de abastecimento de água do Paraná que tiveram a operação comprometida pela interrupção de energia provocada pelo temporal entre a sexta-feira e o sábado (7 e 8/11) já estão com o abastecimento normalizado ou em recuperação.
O sistema de Rio Bonito do Iguaçu, na Região Sudeste do estado, está abastecido. A Sanepar ainda mantém gerador em uma das captações e caminhões-pipa como apoio na recuperação do sistema. Equipes seguem trabalhando em consertos pontuais de vazamentos nas redes de distribuição de água da cidade, e 50 mil copos de água envasada foram disponibilizados para atender os desabrigados e profissionais que estão trabalhando no auxílio das vítimas e na reestruturação dos serviços essenciais.
Na Região, o abastecimento também continua em recuperação durante este domingo nas cidades de Marquinho, Ortigueira, Sengés e Reserva. Já o distrito de Natingui (Ortigueira) e Calógeras (Arapoti), ainda estão sem energia.
Na Região Sudoeste do Paraná, estão com o abastecimento comprometido por falta de energia os sistemas de Corbélia, Três Barras do Paraná e Serranópolis, assim como Bredápolis, distrito de Janiópolis, e Sertãozinho, em Engenheiro Beltrão, na Região Noroeste do estado.
Na Região Nordeste do Paraná, estão com a produção de água tratada paralisada por falta de energia os distritos de Maravilha e Guaravera, em Londrina, o distrito de Vila Progresso, em Centenário do Sul, Vila Guay e Vassoural, distritos de Ibaiti, Vila Gandhi, em Primeiro de Maio, Santo Antônio do Palmital, distrito de Rio Bom, São José e Nova Amoreira, em Marilândia do Sul, e as cidades de Conselheiro Mairinck e Novo Itacolomi.
Já os sistemas de Cruzmaltina, Jardim Alegre, Rio Bom e Tomazina tiveram a energia restabelecida em algumas unidades operacionais e operam parcialmente neste domingo.
Em Londrina, Cambé, Congonhinhas, Cafeara, Siqueira Campos, Ibaiti e seu distrito de Água Branca, Nova América da Colina, Borrazópolis, Marilândia do Sul, Mauá da Serra e São Sebastião da Amoreira, a energia já foi restabelecida e o abastecimento segue em recuperação gradual no decorrer do dia.
Nos sistemas afetados pela interrupção total ou parcial de energia elétrica, a Sanepar vem realizando o abastecimento com apoio de geradores e caminhões-pipa, para minimizar os transtornos à população.
Neste momento, a colaboração de todos é fundamental no uso responsável da água tratada, que deve ser priorizada para alimentação e higiene pessoal. Atividades que demandam maior volume de água devem ser adiadas.
Podem ficar desabastecidos principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas, no mínimo.
ATENDIMENTO – O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br


