Agrinho abre inscrições para as categorias Relatório de Pesquisa e Redação Paraná

Estão abertas as inscrições para as categorias Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola e Redação Paraná do Agrinho 2024. Elas são direcionadas a estudantes e professores da rede pública de ensino e desenvolvidas pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-PR), em parceria com o Governo do Estado.

O concurso acontece ao longo do ano e a expectativa é de que, em 2024, mais de 1 milhão de alunos das redes estadual, municipal e privada do Paraná participem. Podem concorrer tanto alunos quanto professores da Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (20), ambas as categorias passarão por avaliações nas etapas escolar, regional e estadual, devendo obedecer os critérios estabelecidos nos respectivos editais acerca do tema escolhido para o concurso em 2024: “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.

A escolha do tema favorece o desenvolvimento de ações, ideias e projetos que viabilizem soluções sustentáveis para o agronegócio mediante a união da criatividade dos estudantes e professores, com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos.

Ao fim do concurso, tanto alunos quanto professores serão premiados com itens como smartphones, tablets e notebooks.

RELATÓRIO DE PESQUISA – Destinado aos estudantes dos 1º, 2° e 3º ano dos Ensinos Médio Profissionalizante, Técnico e Agrícola/Agropecuário, a categoria Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola avaliará relatórios de pesquisa relativos a práticas sustentáveis de produção de olerícolas e melhora de parâmetros agronômicos, com recomposição e melhoria de solos. A concorrência se dará a partir da escolha de dois trabalhos por colégio agrícola e assim sucessivamente, por eliminatória, passando pela etapa regional e pela etapa estadual.

O trabalho deve ter até 25 páginas, contendo capa, introdução, objetivos, descrição, conclusão e anexos, incluindo a cópia do checklist e demais comprovações das ações realizadas. O template para formatação do relatório está disponível em sistemafaep.org.br/agrinho. As equipes devem conter cinco estudantes e um professor orientador. Não há limite de relatórios por colégio agrícola.

As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 24 de junho. Confira AQUI o edital completo.

REDAÇÃO PARANÁ – Dividida por grau de escolaridade, a categoria Redação Paraná abordará diferentes modalidades textuais. Para os estudantes e professores de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, as redações serão apresentadas no formato de conto. Já para os estudantes e professores de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a modalidade será artigo de opinião. Por fim, estudantes e professores do Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries concorrerão sob a modalidade de texto dissertativo-argumentativo.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nas instituições da rede estadual de ensino do Paraná que utilizam o recurso educacional digital disponível pelo Programa Redação Paraná, sendo livre o número de estudantes concorrentes por escola. É livre também o número de redações enviadas pelos estudantes, desde que possuam conteúdos diferentes

Estarão inscritos automaticamente todos os professores cujos estudantes participarem do concurso com redações inseridas especificamente na aba Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho 2024, no Recurso Educacional Digital Redação Paraná, e que estejam ministrando a Unidade Curricular Redação e Leitura no Ensino Fundamental ou Língua Portuguesa do Colégio da Polícia Militar do Paraná e nas instituições de ensino que ofertam o ensino integral na modalidade de 35h, neste ano letivo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de junho no site da Faep. Confira os editais, regulamentos e premiações AQUI.

SOBRE O PROGRAMA – O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, resultado da parceria com o Governo do Estado, bem como com a colaboração das prefeituras e diversas empresas e instituições públicas e privadas. A 29ª edição conta com uma categoria inédita: AgroRobótica – Colégio Agrícola. No total, serão 15 categorias, envolvendo alunos das mais variadas faixas etárias das redes pública e privada de ensino e das Apaes. As outras datas de inscrições estão AQUI.

O programa completa 26 anos de trabalhos no Paraná. Concebido em 1995, foi a campo em 1996, levando às escolas da rede pública e privada de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1 milhão de crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.