
A Divisão de Educação Permanente em Saúde, em conjunto com a Superintendência da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou nesta semana capacitação com os profissionais da Autarquia de Saúde. “Com foco na escuta ativa e acolhimento, participaram cerca de 60 profissionais de diferentes áreas da rede municipal de saúde. Um treinamento que fortalece práticas de humanização no atendimento, promovendo a escuta qualificada e a empatia como ferramentas essenciais para aprimorar a comunicação entre os profissionais e a população”, pontua o médico Guilherme de Paula, secretário municipal da Saúde.
Durante os encontros, que aconteceram de terça a quinta-feira, foram abordadas estratégias para o desenvolvimento prático dos objetivos. “Para possibilitar maior adesão dos profissionais das unidades básicas de saúde, as equipes foram divididas em três períodos, ao longo dos três dias de formação, onde foram debatidas técnicas que favorecem uma escuta mais atenta e sensível, além da criação de um ambiente acolhedor e respeitoso para os usuários dos serviços de saúde em Apucarana”, reforça Grasiela Rossetti, psicóloga do Departamento de Trabalho da AMS.
A capacitação, destaca o prefeito Rodolfo Mota, integra a Política de Educação Permanente em Saúde e reforça o compromisso da atual administração municipal com a qualificação contínua dos trabalhadores. “Além de investimentos na estrutura e condições de trabalho, a humanização do atendimento é uma das prioridades da nossa gestão, pois a formação dos nossos profissionais significa garantir que a população seja recebida com respeito, acolhimento e qualidade em cada unidade de saúde, resultando em um serviço mais eficiente para todos os apucaranenses”, disse o prefeito.