
Apucarana recebe, entre os dias 26 e 28 de agosto, a quinta edição da Semana das Engenharias, evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), na sede campestre da entidade. Com mais de 100 participantes, entre engenheiros, arquitetos, estudantes, representantes de entidades de classe e expositores, a programação reforça a importância da troca de experiências e da valorização profissional no setor da engenharia.
A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (26) e foi conduzida pelo presidente da AEAA, engenheiro Hugo Suzuki, que destacou a relevância do evento tanto para os profissionais quanto para os acadêmicos. “A Semana das Engenharias é um espaço para o fomento de informações, exposição junto à comunidade e, principalmente, para o fortalecimento de parcerias institucionais que ampliam o alcance da engenharia no Paraná”, afirmou Suzuki.
O evento também contou com a presença do representante do CREA-PR, engenheiro eletricista José Aloísio Pupo Sobrinho. Ele destacou que a Semana de Engenharia de Apucarana é uma referência estadual na integração dos profissionais do setor. “É uma grande oportunidade de aprendizado e networking, principalmente para os estudantes”, afirmou. Sobrinho ainda enfatizou o trabalho do CONFEA, que oferece linhas próprias de apoio aos engenheiros, e os benefícios exclusivos disponibilizados pela Mútua aos profissionais.
Nesta edição, novamente, o evento conta com palestrantes de renome, que abordarão temas de grande interesse da classe, além de incluir a participação ativa de estudantes, com destaque para a presença da empresa júnior de engenharia da UTFPR, evidenciando a integração entre o mercado e a academia.
Um dos momentos mais marcantes da semana foi o lançamento do livro que conta a história da AEAA e o legado deixado por seus presidentes ao longo dos anos. A obra, financiada pela Mútua Nacional, foi apresentada como um importante registro da trajetória da associação e da contribuição dos profissionais que a construíram. “Este é um documento que eterniza o trabalho da engenharia local e a dedicação de gerações de profissionais”, destacou Hugo Suzuki.

Felipe Pasqualini, assessor de comunicação da Mútua Nacional, também falou sobre o projeto. Segundo ele, contar a história de quem faz engenharia motivou o patrocínio à obra. “Foi um resgate de todas as diretorias da associação e das principais contribuições para a sociedade, não só de Apucarana, mas de toda a região”, afirmou Pasqualini. Ele também ressaltou a iniciativa Mútua Jovem, que disponibiliza um grande acervo de obras para pesquisa acadêmica, contribuindo com a formação dos futuros profissionais.
Além da programação técnica, o evento também abre espaço para a exposição de empresas da área de engenharia e construção civil, que apresentam novas tecnologias, produtos e soluções inovadoras.
A FEMAC, especializada em estruturas pré-fabricadas e lajes, marcou presença. Segundo o representante comercial José Alexandre da Silva, a empresa aproveita a Semana para mostrar aos profissionais e estudantes as novidades desenvolvidas pela FEMAC, com foco em eficiência e modernização da construção civil. “Estamos no mercado desde 1971. Estamos sempre em busca de inovações e eventos como a Semana das Engenharias é uma oportunidade de apresentar para o público”, ressalta José.
Na mesma linha, o empresário Mateus Franciscon, da Modular Casas de Concreto, também participou da exposição com o objetivo de apresentar os diferenciais da construção modular em concreto, uma tendência em crescimento no setor. “Queremos mostrar as vantagens desse modelo e também desmistificar alguns conceitos que ainda existem em relação a ele”, explicou Franciscon.
A Semana das Engenharias da AEAA se consolida, mais uma vez, como um dos principais eventos técnicos da região, contribuindo para o fortalecimento da engenharia paranaense e valorizando os profissionais que atuam na área