Mensagens Personalizadas

IVAIPORÃ: Prefeitura oferece curso de Corte e Costura visando abrir portas para mulheres

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, deu início ao curso de Corte e Costura, realizado na Casa de Vivência. A iniciativa, em parceria com o Senai de Apucarana, vai formar 2 turmas – uma no período da tarde e outra à noite — capacitando 40 mulheres para o mercado de trabalho.

O curso tem carga horária de 80 horas, certificado pelo Senai e totalmente gratuito. Segundo o coordenador da Casa de Vivência, Clodoaldo Oliveira, metade das alunas é mãe de crianças e adolescentes atendidos na Casa de Vivência, enquanto as demais foram inscritas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pertencem a diversos bairros da cidade, como Vila João XXIII, Jardins Ouro Preto e Versalhes, Vila Santa Maria e Bosque da Saúde. 

“Além da certificação, existe uma empresa interessada na contratação de parte das alunas, o que mostra a importância dessa iniciativa para suprir a demanda do setor têxtil”, informou Clodoaldo Oliveira. 

Impacto social 

A vice-prefeita Gertrudes Bernardy acompanhou a abertura e citou o impacto social da formação. “Estamos tirando mulheres da vulnerabilidade social e oferecendo a oportunidade de aprender uma profissão. No final, estarão aptas a trabalhar em indústrias de confecção ou gerar renda em casa, com consertos e pequenos reparos. Este é o nosso compromisso diário: dar mais dignidade às mulheres de Ivaiporã”, afirmou, agradecendo ao Senai pela parceria e à secretária de Assistência Social, Silvana Pessutti, pela mobilização por meio do Cras. 

Silvana Pessutti lembrou que a procura foi tão grande que há fila de espera para mais turmas. “A Prefeitura adquiriu 20 vagas e o Senai cedeu mais 20 – totalizando 40 mulheres nesta 1ª etapa. Mas estamos comprando outro pacote para ampliar a formação até o fim do ano. O mercado de trabalho precisa de costureiras qualificadas e muitas mulheres querem esta chance de conquistar independência financeira”, explicou a secretária. 

Para a coordenadora de Educação do Senai em Apucarana, Priscila Veroneze, a parceria reforça o papel da instituição em qualificar a mão de obra. “O Paraná só se fortalece como polo industrial se tivermos profissionais preparados. O curso ensina desde a manutenção básica das máquinas – passando pela modelagem à confecção de peças. É uma formação completa que abre portas imediatas no mercado”, afirmou Priscila Veroneze. 

Recursos 

Os recursos para viabilizar a capacitação foram destinados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como explicou a presidente Hellen Costa. “Este investimento é direcionado especificamente para ações em prol das mulheres, e nada mais justo do que utilizá-lo em cursos que garantem autonomia e oportunidade de emprego”, ressaltou Hellen Costa. 

Além da qualificação profissional, a proposta promove convivência e troca de experiências. No fim do curso, cada participante poderá levar para casa as peças produzidas em aula, símbolo de um aprendizado que refletirá em perspectivas de futuro.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações