O WhatsApp anunciou que passará a exibir propagandas na aba “Atualizações”, onde ficam os Status — função semelhante ao Stories do Instagram. A novidade foi confirmada nesta segunda-feira (16) e marca uma mudança significativa na forma como o aplicativo se relaciona com usuários e anunciantes.
De acordo com a empresa, os anúncios aparecerão entre as postagens de amigos e familiares, mas não chegarão à aba principal de “Conversas”. A Meta, dona do WhatsApp, também informou que as mensagens trocadas entre usuários não serão usadas para personalizar a publicidade, e que números de telefone não serão vendidos ou compartilhados com anunciantes.
Além disso, o WhatsApp lançará uma função que permite aos administradores de canais cobrarem pelo acesso a conteúdos exclusivos. Eles também poderão pagar para que seus canais tenham mais visibilidade dentro da plataforma, aparecendo com mais destaque nas sugestões.
Mesmo sem acessar o conteúdo das mensagens, o WhatsApp usará dados como os canais que o usuário segue, o modelo do aparelho, o tipo de conexão à internet e a localização aproximada (como cidade e país) para segmentar os anúncios. Quem tiver a Central de Contas ativada — que integra Instagram, Facebook e WhatsApp — também poderá ter os dados cruzados entre plataformas para fins publicitários.
Atualmente, cerca de 1,5 bilhão dos 3 bilhões de usuários do WhatsApp acessam a aba “Atualizações” todos os dias. A empresa afirma que a iniciativa busca ampliar o alcance de empresas e canais, oferecendo novas formas de engajamento e monetização.