Dando sequência no Fechamento da Safra de soja 24/25 com entrega dos relatórios técnicos, os cooperados Godoy Moreira, Rosário do Ivaí e Bom Sucesso, no Paraná, integrantes do Programa Sou Mais Cocari, fazem balanço positivo das mudanças em produtividade registradas após a implantação do programa em suas propriedades. Saiba como foi o processo de acompanhamento de suas lavouras, desde o plantio até a colheita, com resultados obtidos em cada etapa.
Godoy Moreira
No dia 8 de abril cooperados de Godoy Moreira se reuniram na unidade para celebrar os resultados da safra, um momento de grande importância, tanto para o quadro social como para a cooperativa. Com a implementação do Programa Sou Mais Cocari, os produtores têm conseguido superar desafios e alcançar resultados positivos.
Outro ponto positivo, que facilita o dia a dia dos cooperados em Godoy Moreira é o funcionamento da estrutura de recebimento de grãos, agilizando a entrega de seus produtos. 2025 marca o primeiro ano de recebimento no município. A safra de soja plantada em 2024 foi colhida agora, sendo recebida na unidade. Este é um marco para os produtores da região, que podem realizar suas entregas de forma mais próxima e eficiente, impactando positivamente suas operações diárias.
A cooperativa está há quatro anos em Godoy Moreira, e os resultados positivos são evidentes.
Assistência Técnica – o diferencial
De posse de seu relatório de produtividade, o cooperado Ailton Adonisete Oliveira destaca a importância da consultoria técnica oferecida pela Cocari. “Desde o início, temos recebido um bom acompanhamento de campo, no plantio e nas recomendações de defensivos. O apoio na colheita também tem sido fundamental”, acrescenta. Ele expressa sua gratidão em nome de toda a população e dos associados: “A presença da cooperativa no nosso município é muito importante. Estamos muito contentes por termos a Cocari aqui, que antes só estava em outras cidades”, reforça.
Ailton enfatiza que a consultoria técnica tem sido um diferencial para os produtores locais. “Agradeço a Deus pelo trabalho que a Cocari está fazendo. É essencial ter um agrônomo presente em nosso município, especialmente em uma região mais distante de outros centros”, conclui.
Rosário do Ivaí
No dia 10 de abril, a equipe do Departamento Técnico de Rosário do Ivaí entregou o relatório da safra cooperados que fazem parte do programa Sou Mais Cocari, atualmente oito produtores: Elder Elpídio Fernandes; Altevir Umberto Fogiatto; Agnaldo Moura Fernandes; Eder Simoni Romagnole; João Antonio Simeoni Romagnole; Rubens Fernandes; Alvaro de Souza Pinto Junior; Flavio Alves Moreira.
Josuel Chevonica Gomes Junior, consultor técnico da Cocari, faz um balanço positivo do programa no município. “Estamos desenvolvendo o programa há cerca de 3 anos e sempre buscamos incentivar a adesão ao programa Sou Mais Cocari, pois atuamos de uma forma diferenciada, com acompanhamento mais próximo, consultoria técnica personalizada“, explica Josuel. Ele destaca que, ao longo desse período, a equipe tem implementado um protocolo de atendimento focado em melhorar a produtividade e o custo-benefício, garantindo maior rentabilidade da sua produção.
“Hoje, podemos afirmar que 80% da área dos nossos cooperados segue o protocolo Sou Mais Cocari. Todos os produtores têm aumentado sua produtividade, e realizamos um fechamento de safra com aqueles que recebem um atendimento mais próximo e personalizado“, comenta Josuel. Ele ressalta que, ao seguir as orientações técnicas e as observações recomendadas durante o desenvolvimento das culturas, os produtores têm alcançado resultados significativos.
“Em média, estamos vendo um aumento de 14 a 20 sacas a mais de produtividade por alqueire. O clima também ajudou, com boas chuvas, mas o foco principal do programa é garantir mais rentabilidade para o produtor“, conclui Josuel.
Bom Sucesso
No dia 11 de abril foi a vez de cooperados de Bom Sucesso se reunirem para festejar os novos patamares de produção alcançados com o Programa Sou Mais Cocari. Entre os participantes estava Marlene Jaime Piazentin, filha do cooperado Jaime Piazentin, que cuida da parte agrícola da propriedade da família. Marlene contou a adesão ao programa ocorreu em 2024 e tem impactado positivamente a produção.
“Junto com o técnico, conseguimos identificar as necessidades para o aumento da produtividade, especialmente no tratamento do solo, com a aplicação de corretivos de acidez. Com isso, a produtividade melhorou bastante“, afirmou Marlene. Ela destacou a importância do relatório de fechamento da safra, que fornece informações valiosas sobre o desenvolvimento da colheita e direciona os cooperados em busca de ganhos.
Marlene também comentou sobre a relação entre os cooperados e a cooperativa: “Entendo que essa relação é fundamental, pois o cooperado recebe o excedente de forma proporcional à sua movimentação. Isso fortalece a parceria e a confiança entre nós”
Sobre o trabalho do corpo técnico da Cocari, Marlene elogiou a eficiência no atendimento. “Sempre que precisamos da parte técnica, eles nos atenderam com eficiência. O acompanhamento técnico do consultor é essencial, e isso resulta em melhores resultados para nós.“
Por fim, Marlene não hesitou em recomendar o programa: “Sou Mais Cocari é uma iniciativa que realmente faz a diferença. O suporte técnico que recebemos é valioso e contribui para o nosso sucesso“.
O consultor Anderson Marconi Jamarim informou que a produtividade do cooperado “teve um aumento de 17% este ano na produção, comparado ao ano passado”.
A celebração dos resultados da safra em Godoy Moreira, Rosário do Ivaí e Bom Sucesso é um reflexo do impacto positivo que a Cocari tem gerado na vida e na atividade dos cooperados. Com a proximidade e o suporte técnico oferecido, os produtores estão mais confiantes e motivados a investir em suas lavouras.
Godoy Moreira

Rosário do Ivaí




Bom Sucesso
