Nesta terça-feira (15), o Google iniciou a liberação de uma nova versão do seu modelo de inteligência artificial voltado para a criação de vídeos a partir de descrições em texto. A ferramenta, chamada Veo 2, está disponível para assinantes do plano Gemini Advanced e também no aplicativo experimental Whisk, incluído no pacote IA Premium do Google One.
Com capacidade de gerar vídeos em alta definição de até oito segundos, o Veo 2 permite que o usuário descreva cenas detalhadamente — incluindo o gênero do vídeo, tipo de lente, estilo de filmagem e outros efeitos visuais. Para usar, basta selecionar o modelo no menu do Gemini e inserir o comando em texto.
A proposta do Veo 2 é semelhante à do Sora, ferramenta da OpenAI (criadora do ChatGPT), porém com aprimoramentos na interpretação da física do mundo real, o que proporciona vídeos mais realistas e com riqueza de detalhes.
O Google destaca que os resultados variam conforme as instruções fornecidas pelos usuários e reconhece que pode haver situações em que o conteúdo gerado levante questões sensíveis.
“Adotamos medidas rigorosas para garantir uma experiência segura na geração de vídeos. Isso inclui processos de red teaming e avaliações contínuas para evitar a criação de conteúdos que violem nossas diretrizes“, afirmou a empresa.