Em São Paulo, Tarcísio derrota Garcia, passa Haddad e vai ao 2º turno

Os candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno para governo de São Paulo. Com 95,92% das urnas apuradas, o candidato do Republicanos aparecia com 42,43% dos votos válidos, contra 35,60 do representante do PT.

O governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que alimentava esperança de virar a disputa e enfrentar o petista no segundo turno, ficou na terceira colocação, com 18,4% dos votos.

As últimas pesquisas Datafolha e Ipec davam um cenário de vantagem de Haddad em relação a Tarcísio e Garcia, inclusive com chances de o governador do PSDB passar o adversário do Republicanos, apoiado pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, com 34,6 milhões de eleitores, o resultado marca o fim de uma hegemonia de 28 anos à frente do Palácio dos Bandeirantes. Garcia, que assumiu o governo em maio, após a renuncia de João Dória (PSDB) – que tentava viabilizar sua candidatura à Presidência, pelo partido, sem sucesso. Virou terceira via na disputa polarizada entre o petismo e o bolsonarismo em São Paulo.

O estado é o berço do PSBD, fundado em 1988. Garcia, nos últimos dias, pediu voto — em especial, o voto útil — daqueles que votariam em branco ou nulo para tentar uma virada improvável nas urnas sobre Tarcísio. Com apoio massivo de Bolsonaro, o ex-ministro de Infraestrutura, novato em disputas eleitorais e atacado por ser um “forasteiro” no estado — apesar de seus vínculos com São José dos Campos, no Vale do Paraíba -, deixou os adversários para trás nas urnas.

SBT

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.