Há exatos dois meses, no dia 11 de outubro, entrou em funcionamento o Memorial Coamo e neste período o espaço vem chamando a atenção e o interesse de cooperados, diretores, funcionários, fundadores da Coamo e familiares, autoridades e visitantes. Entre os mais de 3 mil visitantes estão lideranças do agronegócio como os renomados Roberto Rodrigues e José Luiz Tejon, diretores de empresas parceiras da cooperativa, além de estudantes, professores, e no dia 10 de dezembro, o governador Deca Silvestre, do Distrito 4630 do Rotary Club, que compreende clubes das regiões de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Goioerê. “Eu me emocionei ao ver este belíssimo espaço que é um tributo ao cooperativismo e ao agronegócio, que conta a história de quem sonhou e fez a Coamo, apresenta o presente e projeta o futuro. É um Memorial incrível, que todos devem conhecer”, considera Roberto Rodrigues, renomado líder cooperativista e do agronegócio, primeiro brasileiro a presidir a Aliança Cooperativista Internacional (ACI), que esteve palestrando em novembro para centenas de lideranças da Coamo.
E a cena vem se repetindo a cada novo encontro com os visitantes. “Eles ficam maravilhados e felizes em conhecer cada uma das 12 salas com temas diversos e constatam ser uma obra de grande magnitude, e contemplam o passado, o presente e o futuro”, conta Milena Correa, da assistente de Comunicação, responsável por receber e guiar os visitantes no Memorial Coamo.
Segundo Ilivaldo Duarte, assessor de Comunicação , o “Memorial Coamo é mais que um espaço físico, ele é uma celebração da resiliência, do trabalho coletivo e do potencial transformador que reside em cada um. Com tecnologia moderna e interatividade, o Memorial Coamo proporciona aos visitantes uma experiência única, passando por três eixos, o passado, o presente e o futuro.”
Interação – Em 12 salas com interatividade e inovação, o Memorial Coamo foi projetado para materializar a trajetória histórica da cooperativa, valorizando fatos e conquistas coletivas da Coamo e de seus cooperados. Princípios cooperativistas impulsionaram a transformação de pessoas, comunidades e dos municípios em que a Coamo atua, com base no desenvolvimento tecnológico e humano.
Os visitantes podem conhecer os diversos ambientes, projetados para valorizar a evolução da Coamo no tempo e no espaço, seguindo uma cronologia do passado, passando pelo presente, com informações sobre os eixos de atuação, os principais agentes de transformação e as tecnologias presentes nos diversos processos, seja no campo, na indústria, na logística, entre outros. Finalizando a experiência de visitação deste espaço de memórias, apresenta- -se um ambiente com uma proposta de reflexão sobre o futuro, a evolução tecnológica e a importância do fator humano nesse cenário que se projeta para o amanhã, a partir do que estamos construindo.
“É uma grande honra apresentar o nosso Memorial Coamo que está recebendo um grande número de cooperados, funcionários, lideranças, estudantes e a comunidade local e regional. É um espaço moderno, inovador e atraente, e com ele, celebramos um novo espaço na Coamo e também o nosso compromisso com a preservação da nossa história e o avanço da inovação”, comemora o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.