As doações de sangue cresceram 10% no Paraná, entre janeiro e novembro deste ano. O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) coletou mais de 211 mil bolsas de sangue no período. Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A hemorrede vinculada à Secretaria Estadual da Saúde conta com 23 unidades espalhadas pelo Estado. As doações até o último dia 22 de novembro superam em 19.058 bolsas de sangue o acumulado no mesmo período do ano passado.
Todo o sangue doado pelos paranaenses ao Hemepar é destinado a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões do Estado.
Cada bolsa de sangue de 450 ml produz até quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e podem ajudar a salvar até quatro vidas.
“A Hemorrede do Paraná precisa de doação de sangue. Somente desta forma conseguimos ajudar outras pessoas, pois as coletas são extremamente necessárias para a recuperação e restabelecimento da saúde daqueles que necessitam da terapia de transfusão sanguínea”, afirma a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.
Como doar sangue?
A rede Hemepar conta com 1.942.107 doadores cadastrados. Para doar sangue no Paraná, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. No caso de menores de idade, a autorização e presença do responsável legal é obrigatória.
Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 kg, estar descansado, alimentado e hidratado. A doação é feita mediante apresentação de um documento oficial com foto.
Todo o processo dura, em média, 40 minutos. É possível agendar a doação de sangue ao Hemepar pela internet.
Com informações da Agência Estadual de Notícias