Na noite de 17 de setembro de 2024, os céus do Brasil serão palco de dois espetáculos celestes: uma Super-Lua e um eclipse lunar parcial, ambos visíveis a olho nu e sem necessidade de proteção especial para os olhos.
Uma Super-Lua ocorre quando a Lua, na fase cheia, está próxima de seu perigeu — o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica. Como resultado, a Lua parecerá maior e mais brilhante no céu. Este fenômeno, já impressionante por si só, será ainda mais marcante com o eclipse lunar parcial que acontecerá na mesma noite.
O eclipse lunar parcial ocorre quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre a Lua. O evento começará com um eclipse penumbral, atingindo a fase parcial às 23h12 (horário de Brasília, GMT-3), quando a Lua começará a entrar na umbra, a sombra mais escura da Terra, e parecerá estar “mordida”. O ápice do eclipse ocorrerá às 23h44, e o fenômeno terminará à 0h15 do dia 18 de setembro.
Durante a fase parcial, os observadores poderão ver uma pequena faixa escura no lado esquerdo do disco lunar, chamado de eclipse penumbral.
O próximo eclipse da Lua visível no Brasil ocorrerá em 13-14 de março de 2025 e será total. A fase penumbral acontecerá no final da noite do dia 13 de março; todavia, o eclipse parcial e a totalidade ocorrerão na madrugada de 14 de março.