Google começa a liberar função contra roubos de celulares Android no Brasil

Nesta quarta-feira (7), o Google iniciou a liberação de uma nova função antirroubo no Android, utilizando inteligência artificial para bloquear a tela do celular em caso de movimentação brusca, como quando o dispositivo é arrancado da mão do usuário. Este recurso, ainda em fase de testes, está disponível inicialmente no Brasil e é exclusivo para smartphones com Android 10 ou versões mais recentes.

A criação do recurso foi inspirada em visitas de executivos do Google ao Brasil, onde estudaram a ação de ladrões de celular, incluindo a “gangue da bicicleta” no centro de São Paulo. Esses criminosos atacam de bicicleta, arrancando celulares das mãos das vítimas e fugindo rapidamente. O recurso antirroubo utiliza o acelerômetro, um sensor presente nos smartphones, para identificar movimentos suspeitos e bloquear a tela automaticamente, exigindo a senha para reativação.

Além disso, o Google simplificou o uso do “Encontre meu dispositivo”, facilitando o bloqueio ou a exclusão de dados à distância. Agora, ao acessar o site android.com/lock, os usuários podem inserir o número do celular e completar um desafio de segurança em outro dispositivo para forçar o bloqueio da tela. Esta medida visa proporcionar mais tempo para que o usuário recupere sua senha e possa acessar recursos que mostram a localização do aparelho ou permitem excluir as informações nele armazenadas.

A atualização também inclui um bloqueio de tela automático para dispositivos que ficarem desconectados da internet por longos períodos, combatendo uma prática comum de criminosos que mantêm os aparelhos offline para evitar a localização.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.